Subiu no telhado
O projeto de anistia dos PMs capixabas acusados de envolvimento na greve de fevereiro de 2017, que seria votado na última terça (26) no Senado, foi retirado de pauta durante a sessão ordinária. A decisão de “subir no telhado” na questão da anistia – já aprovada na Câmara dos Deputados – partiu das lideranças dos partidos. Fonte da coluna diz que tem dedo militar nesse angu.
CPI
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) conseguiu emplacar uma CPI para investigar a legalidade dos Termos de Compromisso Ambiental assinados pela mineradora Vale e Samarco, com os Ministérios Públicos Federal e Estadual e o Governo do Estado. Vinte e seis deputados assinaram a requisição de Majeski, escolhido para presidir a CPI – que tem prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar um relatório final.
Descarte de alimentos
O deputado federal do ES, Sérgio Vidigal (PDT), divulga projeto de lei que proíbe descarte de alimentos ainda em condições de uso, mas que estejam com data de vencimento próxima. Se aprovado, supermercados, mercearias e centros de distribuição deverão doar os alimentos a entidades beneficentes e bancos de alimentos.
Descarte de alimentos II
A medida vale para estabelecimentos com mais 400 m² de área construída. Pelo projeto, a logística de distribuição é de responsabilidade das empresas, e quem não fizer as doações está sujeito a multa e até interdição. De acordo com o World Resources Institute, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo.
Obituário
Faleceu na última terça (26) o ex-prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin (PSB) – que exerceu o cargo por dois mandatos. O governador Renato Casagrande emitiu nota de pesar, e disse que o estado “perde um grande líder regional”.
Foto da Coluna: Tania Rêgo/Agência Brasil.