Às margens do investimento

Terra do leite
Rio Novo do Sul, conhecido pela produção leiteira, luta para destravar a instalação de uma planta de beneficiamento às margens da BR 101, com previsão para gerar 100 empregos diretos.

Terra do entrave
O investimento é privado – de uma empresa de MG -, o capital está disponível e até alguns equipamentos já foram comprados. Mas o negócio não sai porque não há entendimento sobre a construção do acesso à fábrica. Na última semana, até a Comissão de Infraestrutura da Assembleia foi acionada, para tentar uma solução.

Agora vai
Após a reunião na Ales, Jeancarlo Mezzomo, diretor superintendente da Eco 101, disse que a concessionária não vai criar entraves – olha a palavra aí de novo! – para a instalação do projeto. O prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio (PROS), comemorou.

Ibef Jovem debate armas
O Ibef Jovem vai debater a flexibilização da posse de armas. Aberto ao público, o debate terá, de um lado, o advogado e filiado ao NOVO José Antônio do Amaral, que é a favor, e de outro, o advogado criminalista Rafael Lima, que é contra facilitar o acesso às armas. Será na próxima terça-feira, às 18h30, no auditório do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do ES (Ibef/ES).

Mais barragens
Linhares anuncia a construção de mais oito barragens, visando reserva de água nos distritos de Baixo Quartel, Farias e São Rafael. A ordem de serviço já foi assinada. Ao todo, serão armazenados 137 milhões de litros de água, o equivalente a uma área de 15 campos de futebol.

De olho na dispensa
A Câmara de Vila Velha aprovou projeto de lei, de autoria da vereadora Tia Nilma (PRP), que obriga a prefeitura a encaminhar à Câmara cópia de todos os processos de licitação feitos na modalidade de dispensa ou inexigibilidade de licitação. A matéria agora será remetida para a sanção do prefeito Max Filho (PSDB).

Transparência na dispensa
A exigência é para órgãos da Administração Direta, Indireta e Fundacional, e as cópias dos contratos devem ser encaminhadas cinco dias antes dos resultados das licitações seram homologados. Os documentos devem conter ainda a lista das empresas concorrentes, as avaliações, as planilhas e os editais completos. Um pente fino e tanto!

Foto da Coluna: reprodução internet.00