A guerra do rochedo com o mar

Arrebentação

Na histórica “briga” das cidades litorâneas com o avanço do mar, preservar a orla é vital para a economia que gira em torno do turismo. Na última sexta (15), foi assinado convênio entre a prefeitura de Piúma, no sul, e o Governo do Estado, para enfrentar a “onda” da erosão costeira.

Calmaria

O convênio é entre Município e Secretaria Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), no valor de R$ 4,6 milhões, e prevê construção de muro de contenção de 780 metros, além de reurbanização de cerca de  2 km da avenida Beira Mar.

Questão trabalhista

Na última semana, a Câmara de Vila Velha aprovou projeto de lei que proíbe o acúmulo das funções de motorista e cobrador, por parte dos trabalhadores do sistema de transporte coletivo do município – exceção para os ônibus seletivos e micro-ônibus.

Questão trabalhista II

De autoria de Reginaldo Almeida (PSC), o projeto prevê multa de 5.000 VPRTM’s (Valor Padrão de Referência do Tesouro Municipal) às empresas que não se adequarem num prazo de 90 dias. A lei ainda depende de sanção do prefeito Max Filho (PSDB).

10 mais

A assessoria de imprensa do deputado estadual Fabrício Gandini (PPS) entra em contato para informar que ele é o único capixaba a integrar a “Rede de Ação Política pela Sustentabilidade”. Trata-se de programa nacional voltado para a formação de lideranças. Em 2019, de cerca de 3.400 inscrições, 64 lideranças de 22 estados foram selecionadas.

Tarifa social

Projeto de Lei que prevê tarifa social de água e esgoto para pessoas inscritas no Cadastro Único (CAD) foi aprovado na última semana na Câmara de Vereadores da capital. A autoria é de Luiz Paulo Amorim (PV).  

Ecos do Carnaval

Ainda repercutem as confusões nos blocos de rua no Carnaval de Vitória. Depois do “domingão pancadão” no Centro – quando funkeiros foram acusados de iniciar uma briga generalizada -, agora o foco é o bloco clandestino que causou a maior baderna na Praia do Canto. O vereador Mazinho dos Anjos (PSD) foi à tribuna da Câmara para desancar o que chamou de “inércia da PMV”.

Passe valorizado

Atualmente no PSD, onde não terá espaço para se candidatar a prefeito de Anchieta em 2020, o vereador Geovane Meneguelle segue acumulando convites para trocar de sigla. Depois do PP e do REDE, agora foi a vez do DEM estender o tapete vermelho. Quem fez o convite ao vivo e à cores foi o colega de parlamento, Beto Caliman (DEM), durante sessão na última semana.

Passe desvalorizado

Mesmo sendo uma liderança nova na cena política da região, fonte da coluna diz que o PSD estadual não está nem aí para Meneguelli.  E deve se aconselhar com o governador Renato Casagrande – que, segundo a fonte, é o padrinho político dele – antes de tomar a decisão.

Foto da coluna: Zélia Maria/Imagens de Piúma.