Armas em Guardas

Guarda Municipal de Trânsito

Lá vem polêmica

Fonte da coluna avisa que vai dar barulho uma medida que estaria prestes a ser tomada pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Segundo a fonte, por iniciativa do secretário municipal de Segurança, Fronzio Calheira, a PMV vai armar os agentes da Guarda Municipal de Trânsito.

Rixa

O pano de fundo é uma rixa antiga entre os guardas de trânsito e os guardas municipais de Vitória – que foram criados em separado (os agentes de trânsito em 2012, os demais em 2013). Como somente à Guarda Municipal é dada permissão para andar armada, os agentes de trânsito foram anexados à estrutura da segunda entidade, que é vinculada à secretaria de Calheira e não à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). 

Adin

A fonte diz também que a troca de estrutura administrativa foi feita para burlar a limitação legal. O tema é controverso. Em junho do ano passado, o STF julgou um caso favorável ao porte pelos agentes de trânsito. Mas, desde o veto expresso do ex-presidente Michel Temer, por decreto no fim de 2018, várias contestações têm surgido na Justiça país afora. Aqui no ES, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) corre no TJES pedindo o retorno dos agentes de trânsito para o guarda-chuva da Setran.

Conversa, plano e futuro

O governador Renato Casagrande (PSB) apresentou nesta segunda-feira (11) o Plano Estratégico do Executivo aos deputados estaduais – a lei exige que o faça até o 30º dia da atual legislatura, iniciada em fevereiro. Segundo a assessoria do Governo, o plano é fruto do desenvolvimento do projeto “Conversas Sobre o Futuro”, uma espécie de “macro bate papo” de Casagrande com “as bases”.

Conversa, plano e futuro II

Ainda na campanha de 2018, o hoje governador percorreu todas as regiões do ES ouvindo e acolhendo opiniões e sugestões para a gestão. E, a partir dos dados coletados, teria desenvolvido o plano hoje apresentado à Assembleia Legislativa.

Renova na roda

A Fundação Renova é  alvo de contestação na Assembleia, na Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais. Na próxima reunião ordinária da comissão – presidida pelo deputado Rafael Favatto (PATRIOTA) -, na quarta (13), diretores, conselheiros e membros da Renova serão ouvidos para justificar os atrasos, e as muitas críticas, que a entidade recebe, no processo de reparação aos atingidos pelo crime da Lama do Rio Doce.

Pagamento indevido

Segundo Favatto, uma das pautas principais é o pagamento indevido a falsos pescadores – cerca de 100 fraudes -, gerando rombo de R$ 7 milhões, enquanto quem deveria ter recebido o benefício segue passando dificuldades. “Queremos não só explicações, mas contribuir para sanar o problema”, diz o parlamentar.

Gerência da Mulher

Ainda na esteira das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Viana informa a criação da Gerência de Proteção à Mulher, vinculada à secretaria municipal de Defesa Social. De acordo com o secretário, Coronel Ramalho, a gerência dará suporte psicológico e social às vítimas de violência doméstica em Viana, e também vai participar da estratégia de políticas públicas para o setor.

Café na Serra

Voltando ao governador Renato Casagrande, ele é o palestrante convidado pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) para o evento de estreia do projeto “Café de Negócios”. Será na próxima quarta (13) pela manhã – como sugere o “café” do título do evento. O tema é “Perspectivas Econômicas para o Espírito Santo”.

Café na Serra II

Vale o registro de que, nas eleições de 2014, quando houve o “Duelo de Titãs” entre Hartung e Casagrande pela cadeira-mor do Palácio Anchieta, a Ases ficou do lado de PH.

Obituário

A Coluna registra o falecimento, ocorrido na última sexta (8), do presidente da Câmara de São Domingos do Norte, Emerson Grobério (PPS).

Foto da Coluna: Diego Alves/PMV.

Um comentário em “Armas em Guardas”

  1. Boa noite.
    Antes de vocês publicarem essas notícias incompletas e cheias de inverdades, procurem uma fonte confiável.
    Vitória possue dois grupamentos : Agentes de trânsito e agentes comunitários de segurança que compõe a estrutura da guarda municipal.
    Tanto o grupamento de trânsito e comunitário foram inseridos na guarda municipal por lei municipal.
    A Prefeitura está somente se enquadrando a lei federal 13.022.

Comentários estão fechados.