Movimentos combinados
Durante a visita do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na última quinta-feira, para inauguração do contorno de Iconha e assinatura da ordem de serviço do acesso ao porto de Capuaba, em Vila Velha, o governador Renato Casagrande mandou recado ao secretário especial da Casa Civil da Presidência da República e presidente do PSL no ES, Carlos Manato.
Jamais em segredo
Disse aos presentes à cerimônia que jamais fará agendas em Brasília sem combinar antes com os senadores e deputados federais do estado. É que Manato, que goza de bastante influência junto ao presidente Jair Bolsonaro, andou fazendo indicações para cargos federais no ES sem consultar a bancada, o que gerou grande desconforto.
O pai da criança
Segundo Casagrande, tudo o que o Governo Federal investir no estado será mérito do Governo Federal e da bancada em Brasília. “Não tenho o menor interesse em me projetar individualmente, isoladamente, nas conquistas do governo federal no Espírito Santo”, cravou.
Elogios
Recado dado, o governador tratou de elogiar os esforços de Manato, e aproveitou para elogiar ainda Lelo Coimbra – que é secretário especial de Desenvolvimento no Ministério da Cidadania -, e também o líder da bancada federal, o deputado Da Vitória.
A maternidade de Guarapari
Novela que se arrasta desde 2011, a construção do Hospital Cidade Saúde – a maternidade de Guarapari – ganhou novo capítulo com o anúncio da retomada das obras para o dia 18 de março. Quem garante é o prefeito Edson Magalhães (PSDB), após reunião esta semana com o superintendente da Caixa Econômica, Elias Gomes Cândido.
Leonil na bronca
O vereador de Vitória, Leonil Dias (PPS), ficou na bronca com a Mesa Diretora da Câmara, que não abriu para expediente nesta sexta-feira. Mesmo assim, o vereador compareceu ao prédio administrativo e trabalhou normalmente, assim como os assessores dele.
Desculpa velha
A justificativa dada pela presidência da Câmara para não abrir na véspera do Carnaval foi manutenção na caixa d’água.
O caldo entornou
Depois da Seccional da OAB em Cariacica, agora é o Sindicato dos Advogados do ES que manifesta repúdio às declarações do secretário estadual de Justiça, Luiz Carlos Cruz, dadas à imprensa na última segunda (22). O secretário disse que alguns advogados abusam das prerrogativas profissionais e agem como pombos-correio, numa espécie de “leva e trás” de informações para o crime organizado dentro e fora do sistema prisional.
O caldo entornou II
O Sindiadvogados afirma que a forma genérica da fala do secretário “gera dano moral irreparável para toda a classe”. E o exorta a “dar nome aos bois”. A nota termina dizendo que o sindicato não vai tolerar o que considera desqualificação da categoria, e que “ingressará com as ações cabíveis contra o secretário”, a fim de “promover a justa reparação aos seus representados”.