Efeito Brumadinho

Barragem “desbarrada”

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) comemora a retomada das obras de construção da barragem no rio Itaúnas, em Barra de São Francisco, depois de uma paralisação de 30 dias. A paralisação foi em função da revisão do projeto e da busca de possíveis erros no mesmo – no clima de apreensão que cercou os empreendimentos país afora, após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Efeito Brumadinho
Após a tragédia, o pente fino na barragem do rio Itaúnas teve até audiência pública, durante a qual a população acabou convencida pelas “autoridades competentes” de que ela é mesmo segura. A audiência contou com mais de 400 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e moradores da área urbana.

Expectativa

Segundo o deputado, o cronograma prevê que a barragem esteja concluída e em operação a partir de agosto, a tempo de conter as águas do próximo período chuvoso e cumprir a missão de aumentar os reservatórios e evitar alagamentos na sede de Barra de São Francisco.

Cooperativismo anchietense

Sem fugir muito do tema “crimes ambientais e suas consequências”, no município de Anchieta até as árvores já sabem que será muito difícil a Samarco voltar a operar a curto ou médio prazos. No desespero com a falta de trabalho e renda, o cooperativismo virou obsessão para o vereador Beto Caliman (DEM). “É hora de acordar para a realidade, temos que ter uma alternativa à Samarco, e não é de hoje”, diz o parlamentar.

Foto da Coluna: reprodução/Repórter Barra.