Neuzinha de olho na prefeitura de Vitória

Primeira reunião

Nesta semana, o diretório municipal do PSDB de Vitória realizou a primeira reunião depois das eleições – que culminaram com a vitória esmagadora da vereadora Neuzinha de Oliveira para a presidência, com 475 votos, contra apenas 5 do segundo candidato, Wesley Goggi.

Pauta: 2020

Segundo Neuzinha, o maior desafio é fortalecer o PSDB após as rusgas da disputa interna (Goggi entrou na Justiça alegando fraude na eleição). “A partir de agora, vamos unir forças para reerguer a sigla”, diz Neuzinha, que já começou a pensar em nomes no processo de composição de chapa para vereador em 2020. E já fala em si mesma como pré-candidata à prefeitura. “Teremos, sim, candidata”, deixa claro, mesmo sem citar o próprio nome.

PSDB de Vitória 

Na última coluna, relembramos a confusão em torno da eleição para o diretório do PSDB de Vitória, que gerou uma crise, constrangimento para o presidente estadual César Colnago, e, ao que parece, a abreviação da história de Goggi dentro do partido – ele sofre um processo de expulsão.

Sem inconveniência

Com a sanção do governador Renato Casagrande (PSB) à Lei Estadual 10.986/2019, fica proibida a cobrança de taxa de conveniência nas vendas online de ingressos para shows e espetáculos em todo o ES. A autoria é do deputado Lorenzo Pazolini (PRP), com base em decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já havia considerado a cobrança ilegal.

Venda casada

O argumento é que exigir o pagamento de uma taxa de forma obrigatória caracteriza venda casada, que já não é permitida desde 1990 pelo Código de Defesa do Consumidor. Quem trabalha com a venda online  diz que a medida vai encarecer o valor do ingresso – a fim de compensar a impossibilidade de auferir ganho com a taxa.

Libras

O deputado estadual Hércules da Silveira, o Doutor Hércules (MDB), apresentou Projeto de Indicação ao Governo do Estado para que instituições públicas de saúde tenham profissionais de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, conforme é determinado pela Lei Federal 10.436/2002. “A comunicação é instrumento básico num atendimento”, diz Hércules, que vê nos possíveis “ruídos” de comunicação um risco de “causar graves problemas aos pacientes”.

Bater agora vale

Curioso notar a recente postura adotada pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PPS) contra a mineradora Vale. Durante sessão ordinária esta semana, Gandini acusou a companhia de descumprir o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado em 2017, que previa a retirada dos rejeitos de minério depositados em parte da Praia de Camburi, em Vitória. Na época de vereador, o discurso era menos contundente.

Foto da coluna: Divulgação/assessoria.

Um comentário em “Neuzinha de olho na prefeitura de Vitória”

  1. não creio que gandini é de agora que está cobrando da vale, mas antes também. o motivo de AGORA é que o prazo do tca venceu e a vale não cumpriu o termo assinado

Comentários estão fechados.