Vale é fiscalizada por ex-funcionário

CPI das Licenças

A CPI  investiga a legalidade dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) firmados pela Vale e ArcelorMittal junto a órgãos públicos em 2018, e da renovação da Licença de Operação (LO) concedida à Vale. Nesta semana, a comissão voltou o foco para o atual diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Alaimar Fiuza.

Isenção?

Fiuza é ex-funcionário de carreira da Vale – onde trabalhou por 30 anos -, e assumiu o comando do Iema em 2019. Na CPI, foi inevitável questioná-lo sobre a participação que possa ter tido no processo de elaboração das licenças. Fiuza respondeu que não atuava na área de meio ambiente da Vale na época do acordo, e sim na operacional, e que sua atuação limitou-se a participar de algumas reuniões apenas para conhecer e aplicar as ações definidas.

Dobradinha

O prefeito de Viana, Gilson Daniel (PODE), e o deputado estadual Marcelo Santos (PDT) seguem em sintonia fina. Nesta semana, Daniel divulgou mais uma agenda casada com Santos – uma reunião com vereadores de Cariacica, para articular junto ao Governo do Estado uma solução para as obras da ponte que liga os dois municípios na altura dos bairros São Francisco (Cariacica) e Vila Bethânia (Viana).

Dobradinha II
Recém alçados à categoria de melhor amigo um do outro, Marcelo Santos e Gilson Daniel encabeçam um grupo que trabalha para conquistar a prefeitura de Cariacica nas eleições do ano que vem.

Clima quente 

O município de Vargem Alta, na região de montanha do ES, é de clima frio, mas a temperatura política anda “quente” por lá. A cidade já foi destaque negativo na imprensa em 2015, quando um esquema de fraudes em licitação veio à tona. Agora, os vereadores querem investigar suspeitas de uma série de atos ilícitos.

Chumbo grosso à vista

São indícios de ilícitos eleitorais da última eleição, além de tráfico de influência, manobras em licitações e até suposta atuação de uma milícia.  Duas testemunhas já levaram o caso ao Ministério Público – ainda em 2018 -, e a Câmara Municipal vai instalar uma Comissão Especial de Investigação para colaborar com as investigações. Vem chumbo grosso por aí.

Combate ao câncer

Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 76/2019, que objetiva criar o Estatuto da Pessoa com Câncer. Entre as diretrizes, estão apoio, orientação e supervisão aos pacientes, auxílio para aquisição de produtos, instrumentos e equipamentos (prótese e órteses), entre outros procedimentos especiais de acordo com a gravidade da doença.

Foto da coluna: Associação dos Moradores de Camburi.