Viana aciona Eco 101 na Justiça

Trecho judicializado

A Prefeitura de Viana recorre à Justiça Federal para suspender a obra da Eco 101 no município. A decisão foi tomada após reunião com representantes da concessionária, na última semana. O pedido relata problemas na drenagem feita pela empresa, no trecho da BR 101, na altura dos bairros Vila Bethânia e Marcílio de Noronha, “o que vem ocasionando prejuízos frequentes com alagamentos”, segundo o prefeito Gilson Daniel (PODE).

Responsabilidade

Gilson Daniel afirma que a Eco 101 quer empurrar o problema para a prefeitura. “Sabemos da importância dessas obras, mas não podemos permitir que sejam feitas em detrimento do bem-estar dos moradores e empresários de nossa cidade”, sentenciou. A Associação Empresarial de Viana (AEV) e a Federação dos Movimentos Populares de Viana (Femopovi) dão aval à decisão do Município.

Subiu no telhado

Depois que o Ministério Público de Contas do Estado (MPCES) – órgão técnico do Tribunal de Contas – pediu a suspensão do processo de realização do concurso público para 33 cargos de Delegado de Polícia Civil, a expectativa agora é para saber se o Governo do Estado vai acatar as sugestões de mudança no edital.

Subiu no telhado II

O MPCES entende que não há paridade nos critérios de titulação, que estariam pendendo favoravelmente à experiência na área (policiais, inspetores, peritos etc.), em detrimento de candidatos com maior conhecimento acadêmico, como pós-graduação, mestrado e doutorado. Vamos aguardar se haverá desfecho rápido, ou se o impasse vai retardar o ingresso de novos delegados nos quadros da PCES.

100 dias

O PSB de Nova Venécia, definitivamente, é o mais “casagrandista” de todos. Na última semana, o diretório municipal promoveu encontro para a prestação de contas dos 100 primeiros dias do Governo do Estado. Reuniu centenas de pessoas, numa louvação às primeiras ações do Governo do Estado – principalmente as realizadas em Nova Venécia.

100 dias II

Aliado de primeira hora do governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito Mário Lubiana (PSB), não cansa de propagar o “tratamento diferenciado” que a cidade tem recebido, e de comparar com o “abandono” da era Hartung. Em três meses, 10 pontes na zona rural foram substituídas por estruturas pré-moldadas, houve a retomada das obras das pontes da ES 381 (Sede/Guararema), além da retomada das obras de melhoria nos 43 km da ES 130 (Nova Venécia/Pinheiros).

Me diz como?

Tudo, como sempre frisa Lubiana, “graças ao bom trâmite com a gestão de Casagrande”. Vai ter prefeito indo à Nova Venécia para seguir – em sentido literal e figurado – o famoso “caminho das pedras” – o município é conhecido pelas potencialidades no setor de rochas.

Foto da coluna: Andressa Mota/Secom Viana.