Café capixaba na pauta em Brasília

Sabor Colheita do Café. Local: São Paulo/SP Data: 24/05/2012 Foto:duAmorim/A2 FOTOGRAFIA

Visita e agenda

Depois da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ter vindo ao ES, na última sexta (24) – quando as demandas da cafeicultura foram devidamente apresentadas a ela -, nesta quinta (30) um grupo de representantes do setor esteve em Brasília, acompanhado de membros da Comissão da Agricultura da Assembleia – a presidente, Janete de Sá (PMN), e o vice, Marcos Garcia (PV).

Pautas

As pautas capixabas são o aumento do preço mínimo do café, a renegociação de dívidas já contratadas e a abertura de novas linhas de crédito para os agricultores. Depois de sofrer com quatro anos de seca, a cafeicultura voltou a registrar aumento na produção, mas o preço não ajuda a retomada. O conilon, carro chefe do ES, é cotado hoje em cerca de R$ 210 a saca.  

Compromisso

O deputado estadual Marcos Garcia informou à coluna que, além da ministra, a reunião no Ministério da Agricultura contou com a presença do secretário de Políticas Agrícolas, Eduardo Sampaio. O gestor se comprometeu a analisar os pedidos e vir à Assembleia Legislativa, ainda no mês de junho, para apresentar as respostas esperadas.

Juventude em Vila Velha

O PSD aposta na juventude em Vila Velha para tentar algum protagonismo nas próximas eleições. Dirigido no ES pelo ex-prefeito canela-verde, Neucimar Fraga, no município o partido elegeu como presidente e vice da executiva, respectivamente, Lucas Ribeiro e Vitor Otoni.

Vitor Otoni, vice, e Lucas Ribeiro, presidente, têm menos de 30 anos (Foto/Divulgação).

Estaleiro

O secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, foi para o estaleiro. Ele fez um cateterismo, colocou stent e agora se recupera bem, de acordo com a esposa, Naciene Vicente.

Debate

Nesta sexta (31), a OAB/ES promove debate com especialistas e dois deputados federais da bancada capixaba. Na pauta, a reforma previdenciária. Será às 13h, na sede da Ordem, no Centro de Vitória.

Guarda-volume

A Câmara de Vila Velha aprovou alteração em lei municipal que proibia a instalação de caixas para guarda-volumes nas praias. Agora está permitido guardar equipamentos esportivos, bombas d’água e mangueiras. A alteração é de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (MDB). O vereador diz que se trata de uma demanda dos praticantes de atividades físicas e esportivas nas praias da cidade.

100 dias

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB) vai fazer a prestação de contas dos primeiros 100 dias de mandato, na próxima segunda, às 19h, no Ifes de Vitória.

Foto da coluna: reprodução internet.