Denúncia de assédio moral em escola estadual da Serra

Comissão

Nesta sexta (17), deu entrada na Assembleia Legislativa uma denúncia de assédio moral aos professores da escola Aristóbulo Barbosa Leão, tradicional colégio do bairro Laranjeiras, na Serra. Com documentos que atestariam afastamento por causa de atos de perseguição e humilhação que teriam sido praticados pela direção escolar. A denúncia foi protocolada à Comissão de Educação da Ales.

Esvaziamento

Os professores responsáveis pela denúncia dizem ainda que está em curso uma  estratégia de esvaziamento da unidade escolar. Afirmam que, em média, o Aristóbulo tinha entre 18 e 20 turmas, e que, em 2019, nove turmas foram fechadas. No documento – que a coluna teve acesso por meio de uma fonte – também consta que as denúncias já foram feitas à Sedu.

Histórico

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão teve uma reforma iniciada em 2011, na primeira gestão do governador Renato Casagrande (PSB) – quando R$ 2 milhões foram investidos. A reforma parou, e quatro anos depois da paralisação o prédio acabou demolido pela gestão do ex-governador Paulo Hartung (sem partido). Desde 2012, funciona em um prédio alugado – atualmente, a um custo de R$ 80 mil/mês.

O que diz a Sedu 

Por meio da assessoria,  a secretaria estadual de Educação diz que vai apurar a denúncia, mas que até o momento não identificou abuso de autoridade, e sim “cumprimento de instruções”.

Economia Criativa

Na próxima segunda (20), a Câmara de Vitória realiza Audiência Pública com tema sobre o incentivo à economia criativa. Vai ser às 13h, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Luiz Paulo Amorim (PV). Além das entidades do sistema “S”, também foram convidados órgãos afins à temática da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado.

Radiodifusão

O deputado federal Amaro Neto (PRB/ES) é o relator do PL 8.438/17 na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. O projeto de lei dispõe sobre a fabricação de telefones celulares com capacidade de recepção de sinais de FM, como serviço gratuito para o consumidor.

Radiodifusão II

Na articulação em busca da aprovação do PL, Amaro recebeu esta semana o diretor executivo da Abert, Cristiano Flores, acompanhado do diretor de relações governamentais  da entidade, Márcio Marciel. Atualmente, a recepção do sinal de rádio nos aparelhos se dá por meio do pacote de dados do usuário.

Na foto, Amaro Neto ao centro, ladeado por Cristiano e Márcio (Divulgação).

Desburocratiza

O Plano de Desenvolvimento Regional, lançado na última quinta (16) pelo Governo do Estado, visa criar dez comitês para integrar as ações dos 78 municípios capixabas. A ideia é acabar com o “bate cabeça” das prefeituras nas situações em que a proximidade geográfica exige atuação compartilhada.

Movimentação

Cachoeiro de Itapemirim – a capital secreta – teve um almoço não muito secreto na última quinta (16) entre três “jurássicos” da política capixaba: os ex-prefeitos da cidade, José Tasso e Roberto Valadão, e o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas – atual diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Cardápio

À mesa, além da “pedida do dia” para o almoço, o cardápio também continha os planos das três lideranças políticas para 2020. O MDB de Cachoeiro, território historicamente dominado por Valadão, realiza a convenção municipal neste sábado (18). A dupla Tasso/Valadão conta com o apoio de Luiz Paulo para emplacar um nome na direção do partido na cidade.

Baixa pressão

A população da sede de Linhares – bairros e centro – ficou quase uma semana com baixa pressão no abastecimento de água, motivada por um problema elétrico em três bombas responsáveis pelo abastecimento de água.

Alta pressão

Depois da “grita” geral, o Saae destacou três equipes para agilizar a resolução do problema, e informou que o sistema voltou a funcionar normalmente desde a última quinta (16). E recomendou que todos os moradores tenham uma caixa d’água nas moradias, a fim de garantir estoque por pelo menos 24h.

Agenda Cancelada 

Por causa das chuvas, a agenda que o governador Renato Casagrande (PSB) cumpriria neste sábado (18) em Colatina- divulgada na coluna de ontem – teve que ser cancelada.

Foto da coluna: projeto da nova escola Aristóbulo Barbosa Leão (Divulgação/Sedu).

Um comentário em “Denúncia de assédio moral em escola estadual da Serra”

  1. Estra Escola que ficava no Parque Residencial Laranjeiras na Serra, foi retirada daqui e levada para o atual local pelo governador Casagrande e até hoje não se tem uma resposta e hoje esta Escola está acabando e não tem nenhuma resposta dos orgãos e nem do governador que só faz promessas e não realiza nada. É uma vergonha o estado desta escola. Onde estão nossos administradores.

Comentários estão fechados.