Chapa única
Sem novidades – a não ser a desistência do vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, de compor a chapa -, o deputado estadual Vandinho Leite se tornou o novo presidente do PSDB no ES, com 91 votos, numa eleição sem disputa, ocorrida nesta sábado (4), no Centro de Convenções de Vitória. O evento teve a presença de políticos de outras siglas, como o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB).
Tudo em casa
Além de Vandinho, a chapa única que elegeu a nova Executiva Estadual tem como vice-presidente o ex-vice-governador César Colnago – que era o presidente até aqui -, o deputado deputado estadual Emílio Mameri, como secretário-geral, e o advogado Ricardo Wagner, como Tesoureiro.
Ecos do feriado
O feriadão desta semana não desceu bem na Câmara de Vitória. Ao “enforcar” a terça-feira (30), espremida entre o Dia de Nª Sª da Penha e o Dia do Trabalho, a prefeitura foi alvo de críticas por parte do vereador Mazinho dos Anjos (PSD). Ele condenou o fechamento da unidade de saúde de Jardim da Penha. “Terça-feira não foi feriado, a cidade, o comércio, as lojas funcionaram… não pode dar ponto facultativo pra unidade de saúde”, disse Mazinho.
Troco
Quem saiu em defesa da prefeitura foi o vereador Vinícius Simões (CIDADANIA). Disse que Mazinho reclamou do ponto facultativo decretado pela prefeitura, mas não foi trabalhar – a Câmara também não funcionou na terça. “Se quisesse que a unidade de saúde trabalhasse, então tinha que vir trabalhar também”, alfinetou.
MPC de olho no lixo em Ibatiba
O Ministério Público de Contas (MPC) diz haver irregularidades em contrato da Prefeitura de Ibatiba para serviços de coleta, transporte, reciclagem, incineração e destinação final dos resíduos da saúde. Na mira, a empresa Fortaleza Ambiental e Gerenciamento de Resíduos. O MPC verificou a repetição do peso de 1.200 quilos de lixo hospitalar ao longo de 13 meses, o que sugere a inexistência de qualquer controle de pesagem.
Contrato
O contrato é de 2014 – o prefeito à época era José Alcure de Oliveira (PP) -, mas foi prorrogado pelo atual, Luciano Miranda Salgado (MDB). O órgão de contas pede que os dois prefeitos sejam responsabilizados, assim como os três secretários de saúde e os três fiscais durante a vigência do contrato. O relator do caso no Tribunal de Contas do Estado (TCEES) é o conselheiro Domingos Taufner.
Eleição em Irupi
Acontece neste domingo (5) a eleição extemporânea para prefeito de Irupi, na região do Caparaó, depois que a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito eleito em 2018, Carlos Henrique Storck (PSDB) por compra de votos. Ao todo, 10.655 eleitores estão aptos a votar.
No páreo
Dois grupos disputam os cargos de prefeito e vice. Um deles tem como candidato Edmilson Meireles (MDB), com Paulino Lourenço da Silva (PP) na vice. O outro, Rafhael Fonseca como prefeito e Julio Teodoro para vice, ambos do PSL.
Apoios
Edmilson tem apoio de gente graúda do Governo do ES, além de deputados governistas, e Rafhael, do clã Manato – que comanda o PSL no estado – e também do presidente Jair Bolsonaro, que quer emplacar o primeiro prefeito do partido no Brasil. Vamos acompanhar o resultado.
Foto da coluna: Assessoria PSDB/ES.