Liberdade de imprensa

Ameaça

O fato ocorrido na última quinta (30) contra uma equipe da TV Vitória – quando bandidos ameaçaram o repórter Wasley Leite e o cinegrafista Patrick Loureiro de morte – reacende a discussão sobre o direito à liberdade de expressão e ao exercício profissional da imprensa. Recentemente, um carro de reportagem da emissora foi incendiado.

Debate

Para debater essa questão, na próxima segunda (3) a Assembleia Legislativa vai receber o superintendente de jornalismo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, e o presidente do Sindijornalistas do ES, Douglas Dantas, no âmbito da Comissão de Segurança Pública. O convite foi feito pelos presidente e vice da Comissão, deputados Danilo Bahiense (PSL) e Lorenzo Pazolini (sem partido).

Novo presidente

A Câmara Municipal de Guaçuí tem uma nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, depois que as operações Ouro Velho e Carro de Boi, do Ministério Público Estadual (MPES), levaram à prisão várias autoridades, entre elas o presidente da Câmara, Laudelino Alves Neto, o Laudinho (PP). A eleição foi nesta sexta (31). Com sete dos 11 votos, Ângelo Moreira (PSDB) foi escolhido o novo presidente da casa.

Meio Ambiente

Uma lei aprovada em 2016 precisou ser “reafirmada” esta semana na Assembleia. Trata-se da Lei Estadual 10.487, de autoria do deputado Sergio Majeski (PSB), que garante às indústrias utilizarem água de reuso de estações de tratamento de esgoto – em especial mineradoras, siderúrgicas e outras que não necessitam utilizar água potável nos processos produtivos.

Meio ambiente II

A fim de fazer com que mais empresas saibam da permissão e utilizem esse recurso disponível, foi aprovado um Projeto de Indicação para que o Governo do Estado “estabeleça mecanismos de estímulo” às empresas públicas e privadas (de grande porte e potencialmente poluidoras) que queiram investir na implementação do programa. Depois de três anos em vigor, esperava-se maior adesão.

Foto da coluna: reprodução internet.

Um comentário em “Liberdade de imprensa”

  1. Isto estava até demorando acontecer, o “Jornalismo” da TV Vitoria influenciada pelo aumento da audiência, faz uma reportagem circense, usando jargões de rua, e alguns momentos faltando o respeito para com as pessoas, esquecem que por trás de um criminoso tem um pai, uma mãe, um irmão, pessoas que não estão no crime e sofrem por causa disso. Sinto falta da reportagem que se preocupava com a ampla cobertura e não em fazer palhaçada na frente das câmeras por audiência.

Comentários estão fechados.