Eleição no MDB pega fogo no ES

Acusações

Em clima de acusações. Assim é o processo eleitoral para a escolha do novo diretório regional do MDB no Espírito Santo – a eleição será no próximo domingo (30). De um lado, o grupo do atual presidente, Lelo Coimbra. De outro, a oposição, com a candidatura de Marcelino Fraga.

Chapas

Nesta segunda (24), as duas chapas foram homologadas – cada uma com 94 membros, sendo 71 titulares e 23 suplentes. O inusitado é que, mesmo com a homologação, Marcelino Fraga está impedido de concorrer ao cargo de presidente. Isso em virtude de uma norma que impede ao membro nato do partido assumir os cargos de presidente, vice, tesoureiro e secretário-geral, em caso de condenação em primeira instância, tanto na Justiça quanto no Tribunal de Contas. 

Condenação

A norma, que segundo a executiva regional foi criada em novembro do ano passado, logo após as eleições, se aplica a Marcelino. Ele foi condenado em primeira instância no caso da máfia das sanguessugas – o ex-deputado recorre da decisão no TRF2.

Disse me disse

Nessa balada, o grupo de oposição a Lelo anda dizendo que também ele estaria impedido de concorrer, em função de um processo que estaria no Tribunal de Contas. Lelo nega ter qualquer condenação – na Justiça ou no TC. Fonte da coluna enviou documento escrito e assinado por ele, garantindo ao MDB estar apto à disputa. Até domingo tem muito capítulo nessa novela.

Orçamento Participativo

As reuniões do Orçamento Participativo 2019 começam nesta terça (25) em Guarapari. Serão três audiências ao todo. A prefeitura diz que o objetivo é “fazer com que a população exerça seu papel de cidadão, influenciando e decidindo o destino de recursos públicos”. A questão toda é se há condições de atender às demandas num prazo razoável, sob risco do tiro sair pela culatra.

Viaturas e Transcol

Nesta segunda (24), o Governo do Estado entregou 50 novas viaturas caracterizadas, que passam a integrar a frota da Polícia Civil. O investimento é de R$ 7 milhões, em picapes 4X4. O Governo também anunciou que mais 100 ônibus do Transcol passaram a contar com o serviço de wi-fi gratuito. Ao todo, serão 200 coletivos com a tecnologia. 

Energia limpa

A Câmara dos Deputados vai lançar a Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energias Renováveis na próxima quarta (26). Na verdade, ela será recriada, a pedido do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES).

Quem vem

Na próxima sexta (28), vem a Vitória o presidente nacional do movimento Livres – criado na esteira do debate sobre mudança nos quadros políticos do país. O convite é da Comissão de Desburocratização e Empreendedorismo da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Mazinho dos Anjos (PSD). O presidente do Livres, Paulo Gontijo, é radialista e empresário no RJ, e vai dar palestra sobre renovação na política.

Foto da coluna: reprodução internet/Rich Pedroncelli (AP).