Bandeira do combate ao crime hasteada no ES

Rio de Janeiro – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes chega na Base Aérea no Aeroporto Internacional Tom Jobim para recepção da Força Nacional que atuará nos Jogos (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Presença

O secretário nacional de Segurança Pública, o general da reserva Guilherme Theophilo, esteve em Vitória e Cariacica, nesta segunda (29), para duas ações do Governo Federal: o Projeto de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (Vitória) e o Programa de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (Cariacica). Ambos, parte da estratégia do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para combater o crime e a corrupção.

Qualificação 

Em Vitória, Theophilo deu aula inaugural no primeiro projeto, que trouxe ao ES um curso de qualificação para 50 policiais civis, incluindo delegados. O curso dura uma semana e será ministrado pela nata dos delegados federais, com expertise nas operações anticorrupção que a PF realizou nos últimos 15 anos.

Força Nacional

Em Cariacica, o secretário fez o “ajuste fino” com o prefeito Juninho (CIDADANIA) para o piloto do segundo projeto. A operação da Força Nacional começa em um mês (28/8), com reforço no policiamento ostensivo. É a 1ª fase do programa, que terá ainda ações sociais de prevenção.

Esforço

A questão da segurança pública, alçada a prioridade número 1 do Brasil, exige ações integradas, cooperação das inteligências das polícias, incluindo cooperação nas fronteiras – tanto entre estados quanto do Brasil com os países vizinhos.

Esforço II

Exige também qualidade nas investigações, de um lado, e mecanismos de controle dentro da administração pública, de outro. Um esforço coletivo e permanente entre os entes federados, a fim de tirar o país das mãos da criminalidade.

Escrituras

A Prefeitura de Marilândia realizou, nesta segunda (29), a entrega dos primeiros títulos de propriedade de imóveis para famílias que moram no Bairro Vila Real, onde há uma grande defasagem na regularização fundiária. Aliás, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, nada menos que a metade dos imóveis em áreas urbanas do Brasil não possui escritura. 

Esgoto

O Movimento Praia do Canto Merece Mais divulgou um vídeo nas redes sociais, nesta segunda (29), no qual se vê emissão de esgoto in natura. O grupo diz que o despejo a céu aberto acontece próximo à colônia de pesca do bairro, na região do Triângulo das Bermudas. Diz também que a prefeitura e a Cesan garantiram que 100% das residências da Praia do Canto estariam ligadas à rede. 

Técnico

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, veio ao ES pela qualificação técnica mostrada no Tocantins, onde também respondia pela mesma pasta. Apesar disso, é filiado ao PC do B e não se furta em emitir a opinião dele na seara política. Foi o que fez no último final de semana. 

Político

Nésio usou o Twitter para dar apoio à deputada federal – e correligionária – Manuela D’ávila, que intermediou o contato entre o jornalista Glenn Greenwald e o hacker Walter Delgatti (que invadiu, entre outros, o celular de Sérgio Moro). “Uma gigante que orgulha a minha geração”, cravou o secretário técnico-político.

Foto da coluna: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Um comentário em “Bandeira do combate ao crime hasteada no ES”

  1. Um efetivo combate à criminalidade passa por 2 fatores predominantes:
    1. Legislação que puna os culpados e os tire das ruas;

    2. Investimento no ser humano por trás das insignias do Estado. Uma polícia bem paga e valorizada seria o terror dos criminosos…comuns ou de colarinho branco.

Comentários estão fechados.