Câmara de Vila Velha presta contas no recesso

Salários

A Câmara de Vereadores de Vila Velha apresentou na última semana um relatório de prestação de contas dos trabalhos durante o primeiro semestre do ano. Mas, além das proposições, projetos e outras atividades, a Mesa Diretora também vendeu o peixe do corte de gastos. Segundo as informações divulgadas, os salários dos vereadores estão congelados desde 2008.

Vetos

Outra informação que ganha destaque é o número de vetos do prefeito Max Filho (PSDB) que foram derrubados na Câmara. Em 41 sessões ordinárias e uma extraordinária, nada menos que 22 vetos foram rejeitados em plenário. Apenas cinco foram mantidos, demonstração clara de que a relação com o Executivo não é bem um mar de rosas.

Tapas e beijos

Mas, se colocou algumas pedras no caminho de Max Filho, a Câmara – presidida por Ivan Carlini (DEM) – não criou empecilhos para questões caras à prefeitura, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que entra em vigor no ano que vem, e a Lei de Regularização Fundiária.

Tapas e beijos II

E adivinha quem é o vereador canela-verde que obteve o maior número de Leis sancionadas pelo prefeito? Carlini, com sete projetos que viraram lei após sanção de Max. 

Precatórios

O site do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) disponibilizou a lista dos credores do Governo do Estado que estão na fila para receber os débitos. Até dezembro, o governo de Renato Casagrande (PSB) promete pagar cerca de R$ 47 milhões de precatórios. O valor se refere a 59 processos.

Reunião

O secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, esteve em Brasília na última semana, para reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública, sobre o projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, que tem Cariacica como uma das quatro cidades brasileiras onde as ações vêm sendo desenvolvidas.

Modelo

Voltou de lá dizendo que o Governo Federal quer usar o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do ES, como referência para a construção da política nacional para o setor.

Foto da coluna: Folha Vitória.