Visão de futuro
Pode parecer longe, mas, para os políticos, 2020 está logo ali. A coluna deste domingo (14) traz um resumo de como estão as costuras no tabuleiro político de Cariacica, visando a eleição para prefeito.
Cara nova
Nos quase oito anos à frente do Executivo Municipal, o prefeito Juninho (CIDADANIA) parece não ter tido uma estratégia para a sucessão. Nos bastidores, o que se diz é que apenas há alguns meses ele vem investindo numa cara nova na cidade, o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro.
Helder
O deputado federal Helder Salomão (PT) teve dois mandatos bem avaliados na prefeitura – anteriores aos de Juninho. Mas, após dois mandatos na Câmara Federal, um caminho natural seria o Senado em 2022, e vir candidato a prefeito pode inviabilizá-lo.
Avelina
Outro nome cogitado é o do ex-vereador Avelina, que tem sido visto com frequência no tête-à-tête com populares pelas ruas da cidade. A vice-governadora, Jaqueline Moraes, esposa dele, é quem estaria fazendo a costura.
Saulo Andreon
Nossa fonte diz que o governador Renato Casagrande veria com bons olhos uma dobradinha entre PSB e PT, independente de quem seja o cabeça de chapa. Além de Avelina, o PSB estaria pensando no nome do ex-vereador Saulo Andreon para essa dobradinha. A conferir.
Marcelo Santos
O deputado estadual Marcelo Santos andou demonstrando interesse em uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. Mas, com um olho no peixe e outro no gato, vem reunindo um grupo de políticos – sob o pretexto de discutir a cidade. Ele já tentou ser prefeito três vezes. Há quem diga que o movimento dentro do TCEES já é “robusto”, mas em política não dá para bater o martelo antes da hora.
Marcos Bruno
Outro que parece disposto a tentar a eleição é o ex-deputado estadual Marcos Bruno (REDE), que teve uma ascensão meteórica (de vereador a deputado em quatro anos), teve quase 30 mil votos na última eleição para prefeito, mas acabou não se reelegendo à Assembleia. Agora, tem se mostrado ativo nas redes sociais e nas críticas à gestão de Juninho. Ele viria com o apoio do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (REDE).
Assis
Catapultado pela boa votação para o Senado em 2018, o Subtenente Assis é outro nome que desponta no xadrez político de Cariacica. Mas é bom lembrar que a votação dele no município não foi proporcional aos votos que teve no resto do estado. A conferir também.
Outros nomes
Correndo por fora, há outros nomes, como o do vereador Joel da Costa e o do ex-vereador Doutor Heraldo. Até lá, vai passar muita água pelo rio Formate, mas as costuras já começam a definir os caminhos possíveis para a eleição.
Foto da coluna: monte Moxuara/Reprodução internet.