Deputada quer punir hackers que agem contra autoridades

Mais rigor

A deputada federal Lauriete (PR/ES) apresentou projeto de lei que pune “crimes de invasão de dispositivo informático alheio, em casos de agentes políticos ou membros do poder público, com o intuito de abalar a ordem social”. Trata-se do PL 3.872/19. Ela considera a legislação atual insuficiente.

Lei

A lei atual, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, foi criada em 2012, depois que a atriz teve o computador invadido e fotos íntimas divulgadas. Lauriete diz que, além de aumentar as penas para os casos em que as vítimas são agentes públicos, a lei deverá beneficiar as demais vítimas.

CPI do Moro

O senador Fabiano Contarato (REDE/ES) fez um discurso duro, nesta terça (9), da tribuna do Senado. Após críticas ao modus operandi do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, Contarato propôs a abertura de uma CPI para apurar a quebra do princípio da imparcialidade.

Nas ondas do rádio

O deputado federal Amaro Neto (PRB/ES) é o relator do projeto de lei de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR), que pretende fazer com que os celulares saiam de suas linhas de montagem com a frequência FM como serviço gratuito para o consumidor. 

Nas ondas do rádio II

Amaro – que, assim como Alex, é radialista – deu parecer favorável. O projeto está em vias de ir ao plenário da Câmara.

PRB na base

O presidente do PRB, Marcos Pereira, foi às redes sociais defender a importância e a urgência na aprovação da reforma da Previdência para o Brasil. Ele diz que, no que depender da bancada do partido, o enfrentamento necessário será feito para que o texto seja aprovado nos próximos dias.

Cadastro

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a lei aprovada na Assembleia, que cria um cadastro de pedófilos no ES. A lei é de autoria dos deputados Marcelo Santos (PDT) e Lorenzo Pazolini (sem partido).

Visita

O prefeito de Viana e presidente da Associação dos Municípios do ES (Amunes), Gilson Daniel, esteve na Central Integrada de Jornalismo da Rede Vitória, nesta terça (9). Ele foi recepcionado pelo vice-presidente da empresa, Fernando Machado, e pelo superintendente comercial e de marketing, Geraldo Vimercati.

Fernando Machado, Gilson Daniel e Geraldo Vimercati/Foto: Divulgação.

Amunes

Na ocasião, Daniel anunciou dois projetos da Amunes em vias de acontecer. Um é a criação de uma central de compras, pela qual as prefeituras vão se juntar para a compra de produtos e serviços, o que deve gerar uma economia de até 30% para os cofres públicos. Outro é a oferta de assistência às prefeituras para a elaboração de projetos – o calcanhar de aquiles dos municípios, em especial os de pequeno porte.

Foto da coluna: Reprodução internet.