Ex-governador do ES é condenado pela Justiça Federal

Zé Inácio condenado

A Vara Criminal Federal do ES condenou o ex-governador José Ignácio Ferreira há quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, por sonegação de tributos. A acusação é de que ele teria omitido recursos no ano de 1998 – quando foi eleito.

Defesa

Ainda cabe recurso da decisão. O advogado Ludgero Liberato, que passou a representar o ex-governador, informou que respeita a decisão, mas irá recorrer pois, segundo ele, a sentença não está de acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores.

Arquivado

A Câmara de Vereadores de Brejetuba arquivou o processo de cassação do prefeito João do Carmo (PV). A decisão, nesta sexta (5), ficou em seis votos a dois pelo arquivamento. A comissão processante já havia dado parecer pelo fim do processo, aberto em maio deste ano. 

Motivo

O pedido de cassação se baseava na prisão do prefeito, depois de atirar contra um ônibus durante o protesto dos caminhoneiros, em maio do ano passado.

Abandono

O vereador de Anchieta, Beto Caliman (DEM), denuncia o abandono em via pública de uma máquina patrol da prefeitura, que, segundo ele, está “largada” na comunidade rural de Dois Irmãos. O equipamento custa cerca de R$ 1 milhão. Caliman deu prazo de 48 horas para que ele seja recolhido ao pátio da prefeitura, a fim de receber a devida manutenção.

Audiovisual

O Governo do Estado vai repassar R$ 11,9 milhões em 14 editais de seleção de projetos de audiovisual. Os recursos são provenientes da parceria de co-investimento do Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine (FSA) com o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Os editais foram apresentados nesta sexta (5), no Palácio Anchieta.

Foto da coluna: Tati Beling/Assembleia Legislativa do ES.