Gás novo para o Espírito Santo

Posses

Nesta segunda (22), o Governo do Estado e a Petrobras Distribuidora  deram mais um passo para a criação da empresa que será responsável pela distribuição de gás no território capixaba, a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás). Além da assinatura de oficialização do estatuto da companhia e do acordo de acionistas, houve a cerimônia de posse do presidente da empresa, Heber Resende, e dos membros dos conselhos de Administração e Fiscal.

ES Gás

A ES Gás é uma empresa de economia mista – o Governo do Estado detém 51% e a BR Distribuidora 49% das ações -, com início das operações previsto para janeiro de 2020. Segundo Heber Resende, a empresa surge dentro dos moldes previstos no Novo Mercado de Gás, uma iniciativa do Governo Federal para promover a concorrência e baratear o preço do combustível. Assim esperamos. 

Ação contra STF

O senador Fabiano Contarato (Rede/ES) propôs nesta segunda (22) uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF), requerendo a suspensão da decisão do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que na semana passada suspendeu as investigações feitas a partir do compartilhamento de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Decisão

A decisão de Toffoli se deu na última terça (16), desfavorável a uma ação do REDE, partido de Contarato. O presidente do STF entende que é necessária a autorização prévia da Justiça para que ocorra o compartilhamento de dados entre órgãos de investigação.

Beneficia suspeitos

Contarato diz que a decisão do STF pode beneficiar investigados em crimes de lavagem de dinheiro e defende a aplicação do princípio da eficiência na apuração de crimes (Art.37 da Constituição Federal).

UTI

A deputada federal Norma Ayub (DEM/ES) articula com o Governo do Estado e a prefeitura de Presidente Kennedy para que a UTI do hospital Santa Helena comece a funcionar. Nesta segunda (22), levou o prefeito Dorley Fontão (PSD) para uma reunião com o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, e o superintendente do Hospital Evangélico (mantenedor), Wagner Medeiros. 

Ajuste finais

Segundo Norma, as “últimas pendências burocráticas” estão sendo ajustadas. Lembrando que a UTI já está equipada, mas depende dos atores políticos se entenderem para funcionar na prática. A prefeitura de Kennedy assumiu compromisso de repassar R$ 500 mil mensais até a próxima sexta (26). Depois, só vai depender do Governo do Estado firmar o convênio. O sul do ES aguarda.

Decolando?

O aeroporto de Vitória registrou aumento de 12% no fluxo de passageiros entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Em 2018, aproximadamente 33,3 mil pessoas utilizaram o terminal, enquanto este ano o número saltou para mais de 39 mil viajantes. Será reflexo de um possível aquecimento na economia?

Foto da coluna: governador Renato Casagrande com o presidente e os diretores da futura ES Gás. Foto: Hélio Filho/Secom ES.