Licenças ambientais na mira

Indicação

No embalo da CPI das Licenças, que investiga indícios de favorecimento na liberação para operação das companhias Vale e Arcelor Mittal, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) quer que o Governo do Estado apresente ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) proposta com critérios técnicos para expedição e renovação de licenças ambientais de operação, quando o prazo de vigência for superior a seis anos. Projeto de Indicação nesse sentido foi aprovado na Assembleia.

Canetada

Majeski diz que detectou uma brecha na legislação, que permite a liberação de licenças de até 10 anos, enquanto a autoridade licenciadora só poderia expedir licenças limitadas a seis anos de vigência. “Do jeito que está, a legislação em vigor abre as portas para a ilegalidade”, diz Majeski, pois concede oportunidade de “interpretações diferenciadas” e critérios que casam “com a necessidade de momento e dos interesses do requerente”, afirma.

Recesso na estrada

Durante o recesso parlamentar, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB/ES) aproveita para realizar eventos de prestação de contas. Ele esteve em Linhares, Rio Bananal, Jaguaré, Fundão, Piúma e Vitória turbinando a relação com o eleitorado. Apesar de adepto às ferramentas digitais, sabe que nada substitui o bom e velho contato pessoal.

Costuras

Na última sexta (26), o presidente da Câmara de Vereadores de Cariacica, César Lucas (PV), recebeu as visitas da vice-governadora do ES, Jaqueline Moraes (PSB), e da Comandante da Força Nacional que vai atuar no município, a Major Naíme Huk Amarante. Também estiveram presentes o subsecretário estadual de Segurança, Guilherme Pacífico, o vice prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, e vereadores da Casa.

Costuras II

Lucas ganhou musculatura política sob as bênçãos do ex-governador Paulo Hartung (sem partido). Agora, vai costurando o relacionamento com a atual administração estadual. Durante a visita, os vereadores ouviram detalhes de como será a atuação da Força Nacional no município.

Foto da coluna: divulgação/Arcelor Mittal.