Metade do país sem saneamento básico

Saneamento 

Pesquisa divulgada nesta terça (30) pela ONG Trata Brasil, feita com base em dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, revela a consequência desastrosa da má gestão do saneamento básico no Brasil. O setor, tradicionalmente, foi gerido pelo Poder Público, que, não raro, o usou como moeda de troca política.

Saneamento II

A pesquisa mostra o ranking das 100 maiores cidades do país, nas quais quase a metade das residências não possui nenhuma ligação a uma rede coletora de esgoto. O ES segue a média nacional, com 47,8% das casas sem conexão a uma rede.

Ainda pior

O engenheiro sanitarista da Ufes, Ricardo Franci, diz que a realidade é ainda pior. Segundo ele, o chamado Sistema de Esgotamento Completo exige não só a conexão com rede coletora, mas ainda o envio a uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – e a interligação com um Emissário (a tubulação que vai devolver a água tratada aos mananciais). A se considerar esses critérios, cerca de 60% das casas não estão contempladas com saneamento.

Grande Vitória

Nas maiores cidades do ES, situadas na Região Metropolitana, a melhor colocação é da Serra, com um modesto 47º lugar no ranking, seguida de Vitória, em 59º, Vila Velha, em 72º, e Cariacica, em 88º.

Bilhete Único

O Governo do Estado vai lançar nesta quarta (31) o novo cartão do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, com o chamado bilhete único metropolitano. O lançamento vai ser no Palácio Anchieta, promovido pela Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb/ES).

Ampliação

Após fazer críticas à eficácia do Cerco Eletrônico da Prefeitura de Vitória, o vereador Max da Mata (PSDB) propõe agora a integração de câmeras particulares de segurança ao sistema de videomonitoramento da prefeitura. 

Ampliação II

Projeto de lei de autoria de Max estabelece critérios para convênio entre o Município e associações comerciais, residenciais, condomínios, pessoas físicas e jurídicas. Diz querer ampliar a vigilância por vídeo na cidade de Vitória.

Lazer higiênico

O deputado estadual Dary Pagung (PSB) apresentou, na última sessão plenária antes do recesso, projeto de lei que obriga os responsáveis por áreas de lazer do ES a fazer a higienização periódica das areias dos locais. O objetivo é evitar a proliferação de doenças causadas pelo contato com fezes de animais, principalmente em crianças.

Foto da coluna: ONG Rede Juntos.