Perto da vitória
O processo de votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados parece perto de um final feliz para o governo Bolsonaro. À oposição, restou criar empecilhos burocráticos a fim de retardar as votações em dois turnos, o que nem surtiu muito resultado prático na primeira votação.
Emendas
Além disso, sobram críticas de quem é contra a PEC da Reforma sobre a recente liberação de verbas de emendas por parte da União. Como mais de R$ 1,34 bilhão foram liberados após o início do processo de debate na Câmara – e R$ 4 bi desde o início do governo -, a oposição está relacionando uma coisa à outra e chamando isso de “velha política”.
Bancada capixaba
Entre os dez deputados e deputadas federais do ES, cinco são novatos. Portanto, só estão elaborando emendas para o orçamento do ano que vem e, assim, não podem receber “incentivo” para votar. Quanto aos cinco reeleitos, Helder Salomão (PT) afirma que “só quem vota a favor está tendo emenda liberada”. Lauriete (PR) e Norma Ayub (DEM) disseram que os valores empenhados por elas ano passado ainda não foram liberados este ano. Sérgio Vidigal (PDT) e Evair de Melo (PP) não retornaram à demanda da produção da Rede Vitória.
Gestão
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (PRB), foi a Colatina, no norte do ES, para falar a jovens lideranças empreendedoras, que atuam como gestoras em empresas ou já são donas do próprio negócio. O convite foi feito pelo Líderes do Futuro, um comitê da Associação Empresarial de Colatina e Região (Assedic). Musso falou sobre os processos de gestão eficiente implantados na Assembleia Legislativa na gestão dele.
Anúncios em Divino
O governador Renato Casagrande (PSB) vai, nesta sexta (12), ao município de Divino de São Lourenço, na região do Caparaó, assinar ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação das rodovias ES 493 e ES 185. As estradas ligam Divino ao distrito de São Tiago, no município vizinho de Guaçuí. Além disso, está prevista Ordem de Serviço para construção de ponte sobre o rio Veado.
Foto da coluna: Folha Vitória.