Barril de pólvora
A política da pequena cidade de Itapemirim, no litoral sul capixaba, não é para amadores. Há uma disputa figadal entre os grupos do atual prefeito, Thiago Peçanha (PSDB), e da deputada federal Norma Ayub (DEM) – aliada do presidente da Câmara de Vereadores, Mariel Delfino (PC do B).
Tira e põe
Na última terça (20), a Câmara tentou tirar Peçanha do cargo pela segunda vez este ano, ao aprovar novo afastamento dele por 90 dias. Como o prefeito eleito, Luciano Paiva (PSB), já foi cassado, quem assume nessa circunstância é o próprio presidente do legislativo municipal.
Tira e põe II
Nesta quarta (21), um aparato de viaturas e 16 homens da PM foi postado em frente à prefeitura. No final da tarde, como acontecera anteriormente, o juiz Romilton Alves Júnior, da 1ª Vara Cível de Itapemirim, julgou Mandado de Segurança e decidiu por recolocar Thiago Peçanha na cadeira de prefeito.
Expediente?
O curioso disso tudo é que Delfino não chegou a assumir o cargo – sequer entrou na sede da prefeitura. Mas um documento afixado à porta dizia que ele – na condição de prefeito – havia determinado expediente interno, a título de preservação da segurança. Essa novela ainda vai render novos capítulos.
Forró imaterial
O deputado estadual Torino Marques (PSL) quer fazer do forró um bem cultural imaterial no Espírito Santo. No dia 3 de setembro, fará audiência pública com esse objetivo. Torino preside a Comissão de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa.
Forró imaterial II
A ideia é colaborar com o projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), que mapeia as matrizes do chamado “forró de raiz” país afora, para o reconhecimento do ritmo como patrimônio cultural nacional.
Bueno
A coluna deixa registradas as condolências pelo falecimento do secretário estadual de Desenvolvimento do ES na época de Paulo Hartung, Julio Bueno, que foi presidente do Inmetro/RJ e, ainda, presidente da BR Distribuidora e secretário da Fazenda do estado do Rio.
Efetivos
O Ministério Público de Contas (MPC/ES) propôs representação em face do prefeito de Afonso Cláudio, Edélio Francisco Guedes, na qual pede, liminarmente, que ele preencha imediatamente os cargos efetivos de procuradores do município, utilizando os candidatos aprovados no concurso público de 2011.
Efetivos II
Caso descumpra a medida, o MPC/ES também requer ao Tribunal de Contas que aplique multa de R$ 10 mil. A assessoria da prefeitura disse que o requerimento será cumprido dentro do prazo estipulado, 29 de agosto.
Fórum militares
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), virá ao ES para o XVIII Fórum Nacional de Associações Militares, que acontece nestas quinta (22) e sexta (23). O evento será no auditório do Tribunal de Contas.
Debate político
Na pauta, os principais projetos que tramitam no Congresso Nacional relacionados aos interesses dos militares. Witsel vai falar sobre a importância das entidades militares para a preservação da ordem pública.
Capixabas
Da bancada capixaba, participam o senador Marcos Do Val (PODE), o deputado federal Da Vitória (CIDADANIA) e os deputados estaduais Coronel Quintino e Capitão Assumção (ambos do PSL).
Mulheres e saúde
O Fórum também vai homenagear a primeira turma de mulheres soldado formada pela PMES – de 1986. Também será apresentada pesquisa inédita no país, realizada pela Associação dos Cabos e Soldados do ES, sobre a saúde mental dos PMs e Bombeiros.
Foto da coluna: enviada por leitor.