Arranca rabo
O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) entrou em rota de colisão com o procurador-geral do Ministério Público do ES, Eder Pontes. É que Majeski criticou duramente a aprovação, em julho, pela Assembleia Legislativa, de dois projetos – 13º auxílio alimentação e criação de 307 cargos em comissão. Os projetos foram sancionados pelo governador Renato Casagrande (PSB).
Arranca rabo II
Majeski viu “relações altamente promíscuas” entre a Ales e o MPES no episódio. O discurso, feito em plenário na ocasião, gerou reação de Pontes, que foi à imprensa dizer que Majeski “extrapolou o limite da sua atuação parlamentar”. E completou dizendo que “isso será analisado no momento oportuno”.
Ameaça
Sergio Majeski tomou a declaração como uma ameaça e recarregou o cartucho de críticas. Além disso, divulgou uma moção de apoio assinada por 17 entidades.
Chegou
Parece que o momento oportuno chegou. Por meio da sub-procuradora-geral, Elda Spedo, o comando do MPES avisou, na última quinta (8), que noticiou a Assembleia a fim de que a conduta do deputado seja analisada à luz do decoro parlamentar. A sugestão do MP é de que Majeski incorreu em quebra de decoro.
Lista
Em meio ao tiroteio, chamou atenção o pedido feito pelo MPES à Assembleia para fornecer a lista dos presentes no dia da votação dos projetos – muita gente foi à galeria da Ales para protestar. Fonte da coluna disse que o objetivo é retaliar servidores públicos pelo apoio a Majeski.
Novidades
O PSD está programando para a próxima segunda (12) o anúncio dos nomes dos pré-candidatos do partido às prefeituras da Grande Vitória. Tem um velho conhecido – Neucimar Fraga, presidente estadual da sigla -, mas também algumas novidades, incluindo gente do mundo esportivo.
Agosto Lilás
A abertura da Campanha “Agosto Lilás” acontece na próxima terça (13). É uma iniciativa da deputada estadual Janete de Sá (PMN), que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa. Estão previstas ações de conscientização sobre a violência contra as mulheres e o feminicídio.
Prevenção
Nesta sexta (9), o governador do ES, Renato Casagrande (PSB), anunciou a construção de um centro integrado voltado ao gerenciamento de riscos e desastres. Chamado CIGRD, o órgão terá investimento de R$ 56 milhões.
Prevenção II
É a aposta do Estado para “mudar de patamar na questão de prevenção a desastres naturais”. Também foi lançado o sistema Alerta!, que vai unificar as bases de dados hidrometeorológicos.
Foto da coluna: Assessoria.