Violência contra motoristas de aplicativo na pauta da Assembleia

Frente do App

De acordo com a Associação dos Motoristas de Aplicativos do Espírito Santo (Amapes), de janeiro a agosto deste ano, 19% dos profissionais que atuam no setor já foram assaltados, sendo que 64% dos crimes foram cometidos pelos próprios passageiros que solicitaram a corrida. Segundo o presidente da associação, Luiz Fernando Muller, existem 12 mil motoristas cadastrados em aplicativos de transporte de passageiros no ES. 

Frente do App II

Oficialmente, a polícia registra cerca de oito assaltos por semana, mas, em grupos de mensagens, os motoristas relatam entre cinco a sete queixas por dia. O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) propôs a criação de uma Frente Parlamentar para discutir o problema. 

Mais um capítulo

Nesta segunda (26), o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) foi oficialmente notificado pelo Tribunal de Justiça do ES (TJES) sobre a interpelação feita pelo procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPES), Éder Pontes, no imbróglio envolvendo as críticas do parlamentar à criação de 307 novos cargos comissionados no MP. Majeski tem dez dias para responder à notificação. Após esse prazo, o TJ vai decidir que rumo vai dar à novela. Pontes quer que Majeski seja enquadrado por quebra do decoro parlamentar. Quem analisa o caso é o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama.

Caus no PSD

O empresário Nerleo Caus, que já foi tucano – era presidente do Instituto Teotônio Vilela no ES – se filiou nesta segunda (26) ao PSD. O presidente estadual da legenda, Neucimar Fraga, fez questão de levá-lo até o presidente nacional, Gilberto Kassab, para assinar a ficha de filiação. O empresário vai ficar responsável pelo instituto de pesquisa do PSD, o “Espaço Democrático”. Mas os planos para Caus no PSD vão muito além disso.

Prospectando

Uma comitiva capixaba, comandada pelo governador Renato Casagrande(PSB), se reuniu nesta segunda (26), em São Paulo, com grupos de empresários para discutir possibilidades de investimento no ES. O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, também participou dos encontros, nos quais foram apresentados os projetos estruturantes do Governo do Estado, além dos atrativos econômicos que o Espírito Santo oferece. 

Cosud

Por falar em Casagrande, o governador está comemorando o sucesso na articulação do 4º Cosud – realizado em Vitória na última semana. É que, pela primeira vez, os sete governadores do Sul e do Sudeste estiveram presentes ao encontro. Sem contar a vinda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e de representantes dos ministérios de Minas e Energia e de Infraestrutura.

Protagonismo 

Em conversa com a coluna, Renato Casagrande destacou que o ES, historicamente à margem dos grandes debates, agora está inserido como protagonista. “É uma conquista importante”, avaliou.

2022

Perguntado se a articulação também não envolveria costuras para as próximas eleições majoritárias, já que havia três presidenciáveis no encontro – Maia, Dória e Witzel -, o governador respondeu que “é cedo para falar de articulação política, não esteve na pauta e não é hora de estar”.

Saúde

A partir desta segunda (26), 43 agentes de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão visitar mais de 4 mil domicílios em 50 municípios no ES. É a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que vai até fevereiro de 2020. Os primeiros resultados só serão divulgados em 2021.

Foto da coluna: Reprodução / Internet.