Contrato de municípios contestado no Tribunal de Contas

Tribunal de Contas vai julgar ações sobre Rodosol

Sooretama

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) condenou o ex-prefeito de Sooretama, Esmael Nunes Loureiro, o ex-procurador municipal, Maciel Ferreira Couto, e os ex-secretários de Administração e Finanças, Carlos Sérgio Tintori Oliveira e Jair Antônio Guasti, além do Instituto Urbis, a devolverem mais de R$ 460 mil aos cofres públicos.

Sooretama II

O TCEES apontou que o Urbis teria recebido, entre 2006 e 2008, pagamento de forma antecipada sem que houvesse compensação tributária pela Receita Federal – o que foi considerado irregular pelos conselheiros.

O outro lado

A coluna não conseguiu ouvir todos os acusados. O ex-prefeito, Esmael Loureiro, e o ex-procurador de Sooretama, Maciel Couto, disseram que o Município agiu sob orientação da Associação dos Municípios do ES (Amunes) e que obteve decisão da Justiça em favor da forma de compensação tributária adotada – o que, segundo eles, teria sido mais vantajoso para a prefeitura.

Mais processos

A coluna apurou ainda que 53 municípios capixabas tiveram o mesmo tipo de problema no TCEES. Além de Sooretama, Marilândia já sofreu condenação.

Novo CEP

A deputada federal Norma Ayub (DEM) anuncia que mudou de domicílio eleitoral. O título de eleitora dela agora é de Marataízes – vizinha “siamesa” de Itapemirim, onde foi prefeita. 

Novo CEP II
Na próxima sexta (18), a deputada oficializa a mudança e reúne o diretório municipal, com o presidente Jander Nunes, para novas filiações e definição de rumos para 2020. 

Siamesa

Já em Itapemirim, fonte da coluna diz que Norma aposta em Antônio Rocha (Progressistas) para fazer frente ao atual prefeito, Thiago Peçanha (PSDB). E trabalha um nome para vice, que estaria entre o vereador Fábio Dagata (PSL) e o ex-secretário de Saúde, Alex Wingler.

Vicente em Linhares

Fonte da coluna disse que o Progressistas (antigo PP) está firme no propósito de ter cabeça de chapa em Linhares, no norte do ES. Na última terça (17), o presidente estadual da sigla, Marcus Vicente, foi à cidade convidar o vereador Jean Menezes (PRB) para se filiar ao partido e virar um dos preferidos para a disputa.

Outro nome

Segundo a fonte, outro nome forte é o do produtor rural Antônio Roberte, presidente do Progressistas em Linhares. Em 2014, ele disputou a Câmara dos Deputados e, em 2016, foi vice na chapa para a prefeitura, encabeçada pela ex-deputada estadual Eliana Dadalto.

Mulher

A Assembleia aprovou, nesta quarta (18), projeto de lei de autoria da deputada Janete de Sá (PMN) que veda o uso de recursos públicos para contratar espetáculos que desvalorizem ou exponham mulheres a situação de constrangimento, incitem a violência ou manifestem homofobia e discriminação racial.

MPES

Em resposta à coluna de ontem, a assessoria do Ministério Público do Espírito Santo entrou em contato para dizer que não houve “nocaute” do Tribunal de Justiça no MPES, e que “o trâmite normal da interpelação judicial é esse”. Disse também que o procurador-geral de Justiça, Éder Pontes, não se sentiu ofendido pelas críticas de Majeski. O que houve, segundo a assessoria, é que Majeski aventou a possibilidade de um crime, e só foi interpelado “para que esclarecesse se realmente houve crime e como ele se deu”. Com a devolução da interpelação, cabe agora ao MPES decidir se abre ação por calúnia e difamação contra Majeski.

Foto da coluna: Reprodução.