Ideologia de gênero promete debate acirrado na Assembleia nesta terça

Projeto

Protocolado na Assembleia Legislativa ainda em fevereiro, no início da legislatura, um projeto de lei de autoria do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) promete dar o que falar nesta terça (15) na Ales. Ele quer proibir os professores de falar sobre ideologia de gênero – a questão da sexualidade humana – em sala de aula.

Projeto II

O projeto havia sido considerado inconstitucional, mas Vandinho recorreu, reapresentou e, em junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu parecer favorável. Agora, o projeto vai ser votado em plenário.

Protesto

A deputada Iriny Lopes (PT) já avisou que é contra o que considera uma “mordaça” nos professores. E convocou, via redes sociais, estudantes, professores, familiares e movimentos sociais para protestar contra uma possível aprovação da matéria. A terça promete.

Casa própria

Por falar em Iriny, ela teve aprovado o PL 294/2019, que inclui no Fundo para a Redução das Desigualdades Regionais emenda para possibilitar o direito à casa própria para a população em vulnerabilidade social com renda de até três salários mínimos.

Casa própria II

O PL prevê aquisição, ampliação e reforma de unidades habitacionais em área urbana e rural. O Fundo para a Redução das Desigualdades Regionais é mantido por recursos dos royalties repassados aos municípios – que, pela lei, devem investir em infraestrutura.

Codesa

O presidente da Assembleia, Erick Musso (REPUBLICANOS), recebeu na segunda (14) o diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Júlio Castiglioni, para iniciar os debates, no âmbito do Poder Legislativo, sobre a desestatização da estatal portuária capixaba. A Codesa é a primeira companhia que o Governo Federal quer repassar à iniciativa privada.

Rios 

O governador do ES, Renato Casagrande (PSB), se reuniu na segunda (14) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. Saiu de lá dizendo que avançou a articulação para a assinatura de um acordo de cooperação técnica que viabilize o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, e também para projeto de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

Em vigor

Virou lei projeto aprovado pela Assembleia, de autoria da deputada Janete de Sá (PMN), que veda o uso dos recursos públicos para contratação de profissionais e espetáculos que desvalorizem ou exponham mulheres a situação de constrangimento, incitem a violência ou contenham manifestações de homofobia ou discriminação racial. 

Porte

Projeto de Lei Complementar 38/2019, do deputado Lorenzo Pazolini (sem partido), permite o porte de arma para agentes de segurança socioeducativos. Na comissão de Segurança, Danilo Bahiense (PSL) relatou pela aprovação.

Foto da coluna: Folha Vitória.