26 de dezembro: o dia do cidadão serrano e do padroeiro São Benedito. Historicamente, as comemorações incluem atração nacional, Missa do Serrano, puxada do mastro com as bandas de congo e a transferência da capital do Estado para o município. Esse ano não será diferente.
Reflexão
Sem dúvida, um dos dias mais importantes do calendário municipal, com direito a feriado, e por que não à reflexão sobre o quanto o morador do município tem a comemorar. Ou melhor, os mais de 500 mil moradores.
Curiosidade
O município da Serra conta com 517.510 moradores, de acordo com a última estimativa divulgada pelo IBGE, em agosto deste ano. A nível Brasil, a região é a 21ª cidade mais populosa (excluindo as capitais).
Violência
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 702 homicídios em todo o Estado. Serra foi a cidade da Grande Vitória com maior redução (30%), seguido por Vila Velha (21%), Cariacica (14%) e Vitória (10%).
Saneamento básico
Dados divulgados neste ano apontam que quase metade da população do Espírito Santo ainda vive sem saneamento básico. Porém, em um ano, houve um aumento na cobertura de rede de esgoto. Na grande Vitória, a capital tem a maior cobertura com 81% e Serra vem em segundo lugar, com 69%.
Parabéns
É claro que ainda há muito o que se melhorar nessas duas áreas, assim como em educação, esporte e lazer, turismo e no social (nunca é demais lembrar que tem eleições ano que vem). Mas, não há dúvidas de que o município merece, pelo peso histórico, cultural, turístico e econômico, ser a capital do Estado, nem que seja por uma quinta-feira. Parabéns serranos!!!