Insatisfeito com PDT, Marcelo Santos flerta com Podemos

O deputado estadual Marcelo Santos não anda nada satisfeito com o atual partido, o PDT, e não deve concorrer à Prefeitura de Cariacica pela sigla. Ele considera que tem sido excluído das principais decisões do partido há bastante tempo e que não tem voz. “Sou o único deputado estadual do partido e não participo de nada. Estou de longe e só observo. Tem muito tempo que nem falo com o Sérgio Vidigal.”

Por outro lado…

O deputado tem ótimas relações com o atual prefeito de Viana e presidente do Podemos, Gilson Daniel. Marcelo Santos disse que já foi convidado para a sigla várias vezes. A sintonia entre eles foi confirmada por Gilson, que foi além e adiantou que a ida de Marcelo para o Podemos deve ser sacramentada nas próximas semanas, quando o deputado deve pedir na Justiça, se preciso, a desfiliação do PDT.

Concorrência

Marcelo se reúne com apoiadores hoje para comentar os resultados de uma pesquisa de consumo interno encomendada por ele. Além do clima para as eleições em Cariacica, e o que a população espera de um governante, o levantamento aponta ainda que o atual pedetista e o deputado federal Helder Salomão (PT) são os nomes mais fortes na disputa pelo comando do município.

Adversário

Resta saber se, caso Marcelo participe da disputa, vai enfrentar Salomão nas urnas. Procurado pela coluna, a assessoria do petista disse que ele não está falando sobre as eleições municipais. Apesar de fazer mistério, a presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado, Jackeline Rocha, já havia indicado o deputado federal como pré-candidato do PT em Cariacica.

Sessão extraordinária

Apesar do recesso parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, vai convocar sessão extraordinária, na próxima segunda-feira, a pedido do governador Renato Casagrande. Na ocasião, os deputados vão aprovar duas matérias para ajudar a população dos municípios do Sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas.

Pautas

Uma das matérias trata do Cartão Reconstrução, que permite a doação de R$ 3 mil em dinheiro às famílias com renda de até três salários mínimos para a compra de material de construção e eletrodomésticos. Também serão enviados projetos para a aprovação de isenção de ICMS na aquisição de máquinas e equipamentos e de um fundo de aval com recursos de R$ 15 milhões para garantir condições especiais de financiamento.

Reunião

O prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio Longui, convocou uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional para esta quarta-feira. Ele é presidente do CDR Litoral Sul, formado pelos municípios de Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves, Anchieta, Piúma, Itapemirim e Marataízes. O encontro é para discutir ações de recuperação das cidades afetadas pelas chuvas.