O partido esteve com Casagrande durante a campanha eleitoral para governador em 2018. Isso, depois de mudar de posição e deixar de apoiar Rose de Freitas (em cima da hora).
Rompimento
O casamento não foi longo. Seria difícil passar por cima da estreita relação do partido com o governo Paulo Hartung. Resultado: a legenda não fez parte da base de apoio do governo durante o primeiro ano de mandato. Mas, neste início de segundo ano de governo – é ano eleitoral, um detalhe que faz toda a diferença -, o PSD voltou a fazer parte da lista de legendas que estão ao lado de Casagrande.
Eleições municipais
É claro que seria um feito e tanto do PSD conseguir o apoio do governador para a candidatura de Neucimar Fraga à Prefeitura de Vila Velha (algo difícil de conseguir). Ainda assim, estreitar os laços entre PSD e PSB (partido do governador) em nível estadual é um passo importante para a concretização de uma aliança com o PSB municipal. Quem sabe?
Liderança na Ales
Mesmo sem apoiar oficialmente o governo em 2018, representado por Enivaldo dos Anjos, o partido teve papel importante na aprovação de matérias encaminhadas à Assembleia Legislativa pelo Executivo. Apesar de não ter sido uma deliberação do partido, Enivaldo ocupou o cargo de líder do governo na Ales durante boa parte do ano passado. Saiu no episódio da histórica e inesquecível antecipação da eleição da Mesa Diretora da Ales em mais de 400 dias.