O deputado estadual Hudson Leal é pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha pelo Republicanos. Em conversa com a coluna, ele disse que sempre quis disputar o cargo máximo do Executivo canela-verde. Em 2012 sentiu o gostinho ao disputar como vice de Max Filho. Mas, o atual prefeito foi derrotado. Ainda assim, Hudson nunca escondeu a pretensão de comandar o município.
Ales
Em 2014, o deputado foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa pelo PRP com pouco mais de 22 mil votos. Em 2018, foi reeleito com mais de 30 mil votos.
Mudança de Partido
Hudson Leal deixou o Podemos horas depois que a senadora Rose de Freitas – que disputou o governo do Estado – entrou no partido. “Falei que, se tivesse candidato a governador, sairia. Não queria porque meu candidato era Renato Casagrande”. Foi aí que os caminhos de Hudson e do Republicanos se cruzaram. Na ocasião, o deputado deixou claro ao presidente da sigla, Roberto Carneiro, ao deputado Amaro Neto e ao ex-prefeito de Vila Velha Rodney Miranda que gostaria de disputar a prefeitura do município canela-verde. Na época, eles toparam. “Estão cumprindo a promessa”, disse.
Adversários
Para realizar o tão esperado feito, o pré-candidato pode enfrentar nomes como Rafael Favatto (PATRI), Max Filho (PSDB), Hércules Silveira (MDB), Arnaldinho Borgo (MDB) e Neucimar Fraga (PSD). Sobre os possíveis adversários, falou apenas sobre Max. “Eu gosto da figura do Max Filho. Mas tem muita coisa pra mudar em Vila Velha”.
Andanças
O deputado disse que tem circulado, diariamente, por bairros do município. “Só tenho hora pra começar. Já perdi mais de oito quilos de tanto andar”. A articulação, ele garante que tem sido feita nos bastidores. Hudson confirmou que está negociando apoio com três partidos – só não quis adiantar quais. Na Assembleia, apesar de se manifestar pouco, é reconhecido pela boa articulação nos bastidores. Característica que ele mesmo faz questão de reforçar ao mencionar sua formação em Medicina. “Para aplicar anestesia, é tudo muito calculado, trabalha-se com milímetro. Eu sou preciso. Trabalho com estratégia.”
Bom sinal
Ainda sobre Vila Velha, depois de sofrer com a perda de mais de 10 mil empregos de carteira assinada, o município canela-verde aumentou em mais de 4 mil o número de empregos formais no município, em 2019. Com o financiamento de mais de 27 milhões de dólares assinado com o Fundo Fonplata, o prefeito está otimista com as entregas de 2020.
Polêmica
Em outubro do ano passado, o financiamento gerou polêmica e chegou a ser barrado pelos vereadores. Em novembro, os parlamentares aprovaram por unanimidade, em regime de urgência, a operação de crédito. Segundo a prefeitura, os recursos serão investidos na execução de obras de drenagem e pavimentação de vias, calçadas e ciclovias, além da instalação de pontos e abrigos de ônibus em pelo menos de 30 bairros do município.
PSDB
A direção estadual do PSDB confirmou à coluna alguns pré-candidatos às eleições municipais na região metropolitana. Max Filho, em Vila Velha; Vandinho Leite, na Serra; Carlos Magno, em Fundão; e Edson Magalhães, em Guarapari.
Agricultura
Em agenda no interior nesta quinta-feira, a deputada federal Soraya Manato (PSL) e o deputado estadual Torino Marques (PSL) participaram de reunião com representantes da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré, em São Mateus. Eles também estiveram em Sooretama para visitar uma das maiores distribuidoras de mamão do país.