Coordenador da bancada capixaba no Congresso fala sobre desafios

O deputado federal Da Vitória foi reconduzido ao cargo de coordenador da bancada federal no Congresso. À coluna, ele falou sobre os desafios de 2020 para o Legislativo em ano eleitoral.

Reformas

O deputado diz estar otimista quanto a aprovação das reformas que devem ser encaminhadas ao Legislativo este ano, como a administrativa e tributária e não acredita que as eleições serão um impedimento. “Sou a favor da reforma tributária e acho importante que se faça uma reforma administrativa. O Congresso está maduro para votar as propostas, independentemente do calendário eleitoral.”

Governo x parlamentares

Alguns especialistas avaliam que, sem ter maioria no Congresso e diante a falta de habilidade e até disposição para dialogar com os parlamentares, o Executivo pode ter algumas dificuldades para emplacar as reformas ainda este ano. Para piorar, recentemente, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, chamou os congressistas de chantagistas. Da Vitória repudiou a fala na ocasião. Ainda assim, avalia como positiva a relação do Governo com a bancada capixaba. “Tanto o presidente quanto os ministros têm nos recebido, dialogado e atendido às necessidades do Estado”.

Desafios

Para Da Vitória, o Espírito Santo tem a bancada mais unida do Brasil. “Um claro exemplo desta união foi a definição, com a participação de todos os parlamentares, dos investimentos de R$ 247,6 milhões que serão destinados ao Estado pelas emendas impositivas de bancada no orçamento deste ano”.

Mudanças

Este ano pelo menos dois parlamentares da bancada federal no Congresso, Sérgio  Vidigal (PDT) e Norma Ayub (DEM), devem disputar as eleições municipais. Portanto, pode haver mudancas na composição da bancada em 2021.