Cada vez mais “De Olho no Poder”

A coluna continua trazendo os principais bastidores da política capixabamas agora com bem mais interatividade: a partir de hoje, você também poderá assistir entrevistas e debates aqui no “De Olho no Poder”. O primeiro bate-papo foi com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).

Bastidores 

O prefeito desconversou sobre o apoio ao pré-candidato Xambinho (Rede) e disse que até março o partido deve anunciar quem deve apoiar. Também falou sobre a pré-candidatura à Prefeitura da Serra do secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do governo do Estado, Bruno Lamas. “É uma pessoa séria e honesta. É importante para a democracia ter o nome dele na disputa”, disse.  

Confirmadíssimo…

Foi o que garantiu Bruno Lamas em relação à pré-candidatura à Prefeitura da Serra. “Preparo-me pra isso desde os 20 anos de idade”, destacou. Ele disse que a sigla já confirmou o apoio do Partido Verde e ainda conversa com outras legendas, inclusive o Cidadania, apesar dos últimos acontecimentos envolvendo os dois partidos em Vitória (pré-candidatura de Sérgio Sá, do PSB, para a capital e sua posterior exoneração do cargo de secretário de Obras pelo prefeito Luciano Rezende, do Cidadania).  

Volta para Casa 

O secretário ainda adiantou que deve retornar à Ales na primeira semana de abril, respeitando o prazo para concorrer ao pleito. “Ainda tenho entregas à frente da secretaria”, pontuouLamas afirmou que o governador Renato Casagrande (PSB) é um grande incentivador da pré-candidatura dele e adiantou que seria uma honra ser o líder do governo na AssembleiaAtualmente a função é exercida por Freitas (PSB), que substitui o pré-candidato na Casa.  

Reivindicação  

A Frente Unificada de Valorização Salarial, que atua em favor de entidades representativas de policiais, vai participar de uma reunião, na próxima quinta-feira, com representantes do governo. “As categorias da segurança aqui no Estado têm os piores salários do país. Nossa proposta é de ganho escalonado até 2022”. Segundo a Frente, as perdas salariais desde 2008 passam dos 45%. Já o governo disse que apresentou uma proposta de reajuste de 30% para os servidores da segurança pública até 2022.  

Comissão 

Sobre a reunião, o presidente da Comissão de Segurança da Ales, delegado Danilo Bahiense (PSL), lamentou não poder participar. “A base do governo na Comissão marcou a reunião para quinta-feira porque sabe que não poderemos comparecer por conta de uma audiência pública marcada desde o ano passado em Pinheiros”, criticouBahiense completou dizendo que outros integrantes da Comissão estarão presentes, como o delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) e Capitão Assumção (PSL).  

Mais fake news 

Depois de o presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), declarar ter sido vítima de fake news, agora foi a vez do deputado estadual coronel Alexandre Quintino (PSL). Mais uma vez o pano de fundo da mensagem divulgada em um aplicativo de conversa é a reivindicação salarial dos servidores da segurança pública. O texto critica o tratamento da gestão de Paulo Hartung com as categorias da segurança e afirma que “ao retornar ao governo, em 2018, Casagrande encontrou a segurança pública outra vez em situação precária, depois de quatro anos sem recomposição de efetivos e com policiais desequipados” (…). A mensagem destaca algumas ações do governo atual, como a anistia e a compra de equipamentos. “Infelizmente há pessoas que tentam atrapalhar esse esforço apenas para atender seus interesses políticos”.  

Resposta 

A assessoria do deputado informou que o texto não é de autoria dele. “Nunca foi esta a forma de ele comunicar qualquer coisa, Quintino usa as suas redes sociais! As providências serão tomadas quanto a isso. O culpado será responsabilizado. Enquanto alguns trabalham, outros produzem fake news..!”.