“Ninguém do partido sabia” dizem pedetistas sobre deputado

O deputado Marcelo Santos protocolou no TRE-ES, na noite de terça-feira, pedido para se desfiliar do PDT. O movimento já era esperado, já que o próprio deputado manifestava a insatisfação com o partido e a inclinação para se filiar ao Podemos. Mas, ao ser questionado sobre como a sigla recebeu a notícia, o secretário-geral do PDT no Espírito Santo, Weverson Meireles, disse que foi pego de surpresa pela imprensa na tarde desta quarta-feira. “Ninguém do partido sabia que ele tinha feito pedido no TRE”.  

Afastamento

O secretário do partido ainda afirmou que, até então, a Executiva Estadual considerava o deputado pré-candidato pela sigla, apesar de reconhecer que não houve diálogo com Marcelo Santos nesse sentido. O presidente do partido em Cariacica, Itamar Freitas, disse que o desentendimento com a legenda não foi na Executiva Municipal. “Não existe incompatibilidade entre nós na municipal. É dele com a estadual”.

Mas…

Em seguida destacou que o pré-candidato sumiu de vez dos encontros quando, no início de 2019, Marcelo – então presidente do partido em Cariacica – foi nomeado vice. Itamar avaliou como normal a ação no TRE protocolada pelo deputado, mas acredita que a situação poderia ser diferente. “A política é a arte de se conversar. Ele deveria buscar o diálogo dentro do PDT. Seria menos desgastante que o caminho judicial”.

Comparação

“Casagrande é uma locomotiva, mas tem um monte de vagão emperrado”, opinou um protagonista do cenário político capixaba.

Repúdio

O deputado federal Da Vitória (Cidadania) saiu em defesa do Legislativo após declaração do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, que chamou os parlamentares de chantagistas. “Não me sinto atingido com a fala do ministro. Mas, ela é infeliz, não se justifica e só contribui para dificultar a relação institucional do governo com os parlamentares”.

Saúde

Segundo o prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), os dados preliminares de 2019 indicam que “talvez pela primeira vez na cidade de Vila Velha o município tenha investido mais recursos em saúde do que em educação”. Durante entrevista ao “De Olho no Poder”, o prefeito destacou a contratação de profissionais para a área e a construção de unidades de saúde. “Vamos entregar a de Vila Batista mês que vem”, garantiu.

Prestação de contas

Na noite desta quinta-feira, o deputado federal Ted Conti (PSB) estará em Vila Velha para fazer a prestação de contas do seu primeiro ano de mandato. Confirmaram presença o governador Renato Casagrande e o diretor presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Luiz Paulo Velloso Lucas, que fará uma palestra sobre os desafios de 2020.