O Presidente como atacante; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, goleiro; 8 coadjuvantes. O time já entrou em campo desfalcado. O camisa 1 tem surpreendido. Vem defendendo com segurança. Já o atacante enche o peito para vangloriar que está ganhando de goleada. Mas, na prática o placar não muda. E no meio do campeonato o time sente o peso de ter um homem a menos em campo: o que deveria conduzir, chamar o time pra jogo, liderar. Os adversários começam a gostar da partida. A paciência de quem assiste segue o sentido oposto diante da inércia de quem deveria ser o artilheiro. Panelaço!!
Histeria
Quando, finalmente, tenta sair da zona de conforto para encarar a realidade – nem sempre amistosa – de um contra-ataque o suposto artilheiro se mostra inabilidoso e tenta ganhar no grito e não com exemplos práticos e coerentes. Persiste em chamar a cobrança dos expectadores de histeira. Uma justificativa para não encarar a realidade já tão clara: o “mito” escalado por mais de 57 milhões de torcedores para guiar o time por 4 anos está mais preocupado com o discurso ideológico. Já tem quem alegue quebra de contrato!
Equipe
Mas uma coisa é certa. Apesar da decepção com o jogador principal, alguns do time tem resistido bravamente. É impossível não reconhecer o trabalho de Mandetta à frente da pasta da Saúde diante da crise provocada pelo coronavírus. Ele foge à regra e cumpre bem o papel para o qual foi escolhido. Não tem queda de braço com Congresso, chantagem e por aí vai. Tem feito um trabalho sério, apesar de desrespeitado pelo próprio presidente, é verdade.
Casos
O número de pessoas próximas a Bolsonaro com coronavírus subiu nessa quarta-feira. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno, testaram positivo para coronavírus. No Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também está com a doença. A assessoria de um senador capixaba que tem a suspeita estar com coronavírus informou que o parlamentar ainda não passou por exames e segue em casa.
Suspensão
Aqui no Estado as Câmaras de Vereadores da Serra e de Cariacica também suspenderam as sessões ordinárias, assim como o legislativo de Vitória e a Assembleia Legislativa do Estado.