Os projetos sobre o tema foram lidos na sessão desta terça-feira (10). Como o líder do governo na Casa, deputado Freitas (PSB), pediu urgência na tramitação, pode ser que as comissões sejam convocadas para emitir o parecer em Plenário e os projetos sejam votados ainda nesta quarta-feira (11).
Defesa
Vários parlamentares saíram em defesa do governador Renato Casagrande (PSB), durante a sessão da Ales desta terça-feira, e foram contra o pedido de impeachment protocolado por Capitão Assumção (PSL). A falta de embasamento do pedido parece ter ganhado fama também pelos corredores da Ales. “É só mais um desses shows pirotécnicos que volta e meia são protagonizados pela política capixaba”, disse um personagem da Casa.
João
O ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), mudou de ideia quanto a se aposentar da política e manifestou ao Diretório Municipal do partido a intenção de lançar a pré-candidatura para a prefeitura de Vitória. “Estava resistindo. Mas é difícil negar um pedido do Lula. Estou há 40 anos no PT e minha vida se confunde um pouco com a do partido”.
Aliada…
Até então, Jackeline Rocha era a pré-candidata do PT à prefeitura da capital. Coser foi aliado da petista durante a eleição interna da sigla, da qual Jackeline saiu vitoriosa. Resta saber se a presidente estadual da legenda está inclinada a abrir mão tão facilmente da pré-candidatura e da projeção política que ganharia durante a disputa.
Definição
Para Coser, já está certo. “Ela já sabe que eu sou o candidato. A Jackeline é uma aposta, futura liderança”. Entretanto, quem acompanha de perto o desenrolar do pleito municipal destaca que “futura liderança” não recebe mais de 140 mil votos durante uma eleição.
Isenção ICMS
Nesta quarta-feira, o governo do Estado assina o decreto de isenção de ICMS para entidades beneficentes e lança o programa Nota Premiada Capixaba. Será às 11 horas, no Palácio Anchieta.
Crimes ambientais
O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra crimes ambientais na baía de Vitória. Ele pede que a prefeitura, o governo do Estado, a Capitania dos Portos e o Ibama adotem medidas para garantir o monitoramento e a fiscalização diária. Segundo o deputado, a pesca ilegal é uma prática rotineira dentro de área de preservação permanente.