O avanço da doença fez com que as Câmaras, a Assembleia Legislativa e algumas prefeituras se movimentassem durante a semana. Nesta sexta-feira o governo do Estado declarou situação de emergência.
Câmaras
O legislativo municipal de Vitória editou ato normativo. Está suspensa a realização de eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das Comissões, sessões solenes e convocação de autoridades. Na Serra, foram adotadas medidas para incentivar a higienização e a conscientização do visitante e servidor. A Câmara de Vila Velha informou que está avaliando a possibilidade de adotar ato normativo em relação ao coronavírus. A coluna não conseguiu contato com a Câmara de Cariacica.
Prefeituras
Assim como o governo estadual, as prefeituras de Cariacica e Vitória decretaram situação de emergência. Os documentos foram publicados em edição extraordinária do Diário Oficial dessa sexta-feira e garantem aos municípios menos burocracia e mais agilidade para tomar medidas contra a doença.
Ales
Assistir às sessões a partir de segunda-feira, só pelas telinhas. As galerias ficarão fechadas e a presença em Plenário ficará restrita a parlamentares e assessores. Os serviços ofertados pelo “Assembleia Cidadã” continuarão funcionando normalmente.
Manifestações
Apesar da recomendação de Bolsonaro, membros de três movimentos que apoiam o presidente no Estado mantiveram ato neste domingo. O objetivo, segundo os integrantes, é cobrar apoio do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal às decisões tomadas pelo presidente.