Casagrande teme prejuízo de um bilhão por royalties 

Renato Casagrande vai se encontrar ao longo desta terça-feira com os ministros Ricardo Lewandowisk, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, em Brasília. A pauta dos encontros é a distribuição dos royalties do petróleo. Em entrevista à Pan News Vitória, o governador disse que “a receita do petróleo é indenizatória e que estados e municípios produtores têm que ter um tratamento diferenciado”. Segundo ele, se os contratos que o Estado já tem referentes ao royalties não forem preservados, o Espírito Santo vai perder mais de R$ 1 bilhão por ano. 

Eleições municipais 

Casagrande não quer saber de mal-estar com a base de aliados por causa das eleições municipais. Por outro lado, também não descarta manifestações de apoio, caso necessário.Tenho que manter posição equilibrada para que eu não desorganize minha base de sustentação do governo.”  

Democracia  

“A imprensa é um grande instrumento de fortalecimento da democracia”, disse o governador durante entrevista. Alô, governo federal!

Prestação de contas 

Nesta terça-feira, estava prevista a prestação de contas do primeiro ano de mandato de Casagrande, na Assembleia Legislativa. Por conta do encontro com os ministros, o governo solicitou o adiamento do encontroSegundo o Executivo, uma nova data será definida com presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos)O adiamento não passou despercebido na sessão desta terça-feira da Casa.  “O governador não quer prestar contas. Precisamos ouvir o que está fazendo da gestão dele”, disparou Capitão Assumção (PSL) 

Homenagem 

O deputado Alexandre Xambinho (Rede) protocolou um projeto de lei nomeando de “Cabo Porto” a rodovia ES 115, que vai ligar Jacaraípe a Nova Almeida. A proposição é para homenagear Cabo Porto, que era vereador da Serra e morreu em um acidente no dia 22 de fevereiro, em Jaguaré, no Norte do Estado. A esposa e o filho de 4 anos também faleceram. Na sessão desta terça-feira, na Ales, o deputado relembrou a trajetória política de Cabo Porto e fez críticas à concessionária que administra a BR 101. “Descaso da Eco101 com o povo capixaba. Não cumpre o contrato.”  

Entrevista

Em entrevista ao “De Olho no Poder”, o prefeito de Viana, Gilson Daniel, que é presidente do Podemos, falou sobre alguns pré-candidatos que devem migrar para o Podemos, como o deputado estadual Marcelo Santos (PDT) e o vereador Arnaldinho Borgo (MDB). Mas sobre quem deve apoiar para substituí-lo à frente da Prefeitura de Viana, desconversou e não adiantou nenhum nome.

Novo comando 

O PTC está sob novo comando. Andinho é o novo presidente da legenda e Flávio Pires é o vice. A mudança na direção também veio com uma novidade: o partido vai apoiar o vereador Arnaldinho Borgo (MDB) em Vila Velha, e não o prefeito Max Filho, como sinalizava.  

Rachid 

Sobre a suspeita de prática de “rachid” por um funcionário da Câmara de Vereadores de Anchieta, a Polícia Civil informou que o caso está sob investigação na Delegacia Regional do município. Disse ainda que o inquérito policial corre em segredo de Justiça e que outras informações não serão repassadas. O caso foi divulgado pela coluna no último sábado. Em áudio enviado por uma fonte à coluna um suposto funcionário da Câmara de Vereadores de Anchietaque estaria representando um vereador da Casa, supostamente tenta praticar o ato ilegal. Ele informa para um grupo de servidores que para o parlamentar votar a favor do pagamento do abono salarial aos servidores, eles teriam que repassar R$ 700,00 do dinheiro recebido ao vereador.