Deputados votam projetos do governo em sessão histórica

Pela primeira vez na história os deputados da Assembleia Legislativa podem fazer uma sessão virtual, nesta quarta-feira. Os parlamentares devem votar, em regime de urgência, projetos encaminhados pelo governo do Estado para combater a disseminação do Novo CoronavírusO presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos) já sinalizou que os projetos devem ser aprovados com tranquilidade.  

Bancada Capixaba 

Deputados e senadores capixabas dividem opiniões sobre eventual adiamento das eleições municipais 2020. Se tivessem que decidir a questão, hoje, em votação no Congresso, a unanimidade passaria longe. Dois senadores e seis deputados responderam ao questionamento da coluna.  

A favor 

Evair de Melo (PV): “não há razoabilidade em não replanejar as eleições municipais, já que custariam quase R$ 12 bilhões. É hora de salvar vidas e empregos”. Lauriete (PL): “sou a favor do adiamento. A pandemia mudou hábitos e o tempo agora é de isolamento social”.   

Contra 

Marcos do Val (Cidadania): “É um projeto mais antigo e voltou à tona por causa do Coronavírus. A previsão é que tudo esteja 100% normalizado em setembro”. Fabiano Contarato (Rede): “Não sou a favor agora. Precisamos avaliar a evolução da pandemia”.  Felipe Rigoni (PSB): Dá para fazer sem colocar as pessoas em risco. Tudo vai depender do quanto vai demorar o pico da crise. Acredito que as eleições periódicas são importantes para o Brasil e para a democracia.

Nem a favor nem contra

Da Vitória (Cidadania): “Ainda é cedo para definir um possível adiamento das eleições, pois faltam mais de 6 meses para o pleito. O momento é de unir forças para combater o Coronavírus”. Sérgio Vidigal (PDT-ES): “Estamos acompanhando de perto as ações do governo federal e estamos à disposição para ajudar a conter a crise”. O deputado Amaro Neto (Republicanos) disse que não é o momento para discutir nenhum outro assunto que não seja saúde e combate ao coronavírus.

Redução salários  

Os vereadores da Câmara de Vitória Roberto Martins (Rede), Denninho Silva (Cidadania)Davi Esmael (PSB) e Mazinho do Anjos (PSD) querem destinar parte dos salários dos parlamentares municipais para o combate à pandemia do Novo Coronavírus. O projeto de lei protocolado nessa segunda-feira prevê uma redução de 30% nos salários. Os autores da iniciativa querem realizar as sessões na próxima quinta-feira, de forma virtual, caso seja possível tecnicamente. Mas, a convocação das sessões deve ser feita pelo presidente da Câmara, Cleber Felix. Por enquanto, ele não deu previsão de convocação, e informou que está sendo feito um estudo para checar a possibilidade de fazer uma sessão online para discutir os projetos.  

Reunião de governadores  

O governador Casagrande participou de uma reunião com governadores de estados do Sul e Sudeste, nessa segunda-feira. O encontro contou com a participação do ministro da Infraestutura, Tarcísio Freitas. No encontro foram alinhadas medidas adotadas pelos chefes dos executivos estaduais para combater a disseminação da doença. Os governadores solicitaram ao ministro que o governo encerre o transporte interestadual de pessoas apara aumentar o isolamento. Nesta terça-feira terá uma outra reunião com governadores para discutir novas medidas.