Votação para ampliar auxílio é adiada

A sessão desta segunda-feira foi adiada pelo Senado. Com isso, não houve a votação do projeto que estende o auxílio emergencial de R$ 600 para outras categorias de trabalhadores informais e autônomos, como caminhoneiros, diaristas, garçons, catadores de recicláveis, motoristas de aplicativos, manicures, entre outros. A matéria também defende o benefício para mães adolescentes e pais solteiros.

Contrato Verde e Amarelo

A relação entre o Congresso e o governo federal já não anda muito boa e pode azedar ainda mais. Nesta segunda-feira, vence o prazo para votação da Medida Provisória do Contrato Verde e Amarelo, encaminhada pelo Executivo ao Congresso. O programa prevê a redução de encargos trabalhistas e previdenciários patronais para estimular a abertura de novas vagas para o primeiro emprego de jovens de 18 a 29 anos. Sem consenso entre os parlamentares, o presidente do Senado tirou o texto da pauta de votações da última sexta-feira.

Acordo

Davi Alcolumbre explicou que, devido à complexidade do texto, tentou um acordo com a Câmara e propôs a divisão do projeto, para que fossem votadas as partes consensuais, deixando o restante do conteúdo para outro projeto. Entretanto, disse que não foi possível um entendimento. Ainda reclamou do prazo apertado para o Senado votar medidas provisórias. A perda da validade de um projeto de grande importância para o governo federal tende a dar mais força às teorias conspiratórias do presidente em relação ao Legislativo.

Teste

O deputado federal Da Vitória (Cidadania) fez o teste da covid-19 no último sábado e ainda aguarda o resultado. Segundo o parlamentar, a esposa dele testou positivo para a doença. O deputado ainda informou que ele e toda a família estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Teste II

Neste domingo, Renato Casagrande também fez o teste, depois de o motorista dele ser confirmado com a doença. O resultado negativo tranquilizou o governador. “Impossível negar a apreensão. Continuamos trabalhando neste momento de pandemia, adotando os cuidados necessários para prevenção e pedindo que todos possam colaborar com o isolamento social”.

Máscara

Segundo decreto estadual, a partir de hoje o uso de máscara passa a ser obrigatório na Grande Vitória e em Alfredo Chaves, regiões consideradas de alto risco de contaminação, já que concentram a maior parte dos casos.