Deputados opinam sobre redução de salário

Dois projetos que tramitam na Ales propõem a redução dos salários dos deputados estaduais. Um deles é do Luciano Machado (PV), e prevê uma redução de 30% nos salários dos parlamentares durante a pandemia. A matéria defende que os recursos obtidos com a medida sejam utilizados pelo governo na área da saúde. O segundo projeto é de autoria do deputado Hércules Silveira (MDB), e prevê uma redução de 25%. O valor economizado seria usado para a compra de máscaras, luvas e álcool gel.

Opinião

Difícil antecipar se esses ou projetos semelhantes serão votados pelos deputados. Ainda assim, a coluna ouviu a opinião de alguns parlamentares sobre o assunto.

Iriny Lopes

“Diminuir, durante a pandemia, 25% ou 30% do salário é uma alternativa imediata. Sou favorável a iniciativas mais perenes, que permanecerão após o controle da pandemia. A criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), que tem inclusive propostas em análise no Senado, é uma delas. É preciso um olhar mais amplo e de ações que efetivamente colaborem para diminuir as desigualdades”.

Torino Marques

“Acredito que a redução dos vencimentos para reverter ao combate da Covid-19 é louvável, mas não daria o caixa que todas as outras medidas aprovadas estão dando. O impacto maior da economia vai ser absorvido pelo governo federal, que vai ficar com essa conta para pagar a irresponsabilidade dos governadores e prefeitos dos estados de isolamento horizontal. Mas como há projetos de lei nesse sentido (redução), agora vamos discutir e colocar em votação após a análise da constitucionalidade”.

Vandinho Leite

“Voto favorável aos projetos”.

Renzo Vasconcelos

“Cortar parte dos salários dos deputados é uma necessidade agora, visto o tamanho dos recursos que deverão ser destinados à saúde. Acho mais importante ir além, diminuir os repasses do Executivo para todos os outros Poderes. Quanto maior o salário, maior deverá ser o corte, visto que milhões de pessoas no Brasil poderão perder 100% de sua renda. É hora de união e bom senso”.

Marcos Garcia

“Estamos analisando as propostas que estão tramitando na Assembleia. É certo que vivemos um momento extremamente desafiador, que tem demandado esforços de toda a sociedade. Dessa forma, estamos abertos a todas as medidas que tenham o objetivo de combater o Novo Coronavírus e seus impactos, sejam eles sociais ou econômicos”

Euclério Sampaio

“Concordo desde que seja reduzido permanentemente, não só durante o período da pandemia.”

Danilo Bahiense

Disse que é favorável aos projetos e ainda está estudando outras medidas para auxiliar a população capixaba.

Marcelo Santos

Informou que vai avaliar todas as propostas que versam sobre o assunto e tramitam na Assembleia.