Estados perdem com saída de Mandetta

Com a demissão de Luíz Henrique Mandetta o cenário tende a ficar mais difícil para os estados que se apoiavam na postura técnica do ex-ministro para defender o isolamento social, ainda que o STF tenha decidido que os estados tem autonomia para regulamentar o isolamento.

Relação

Casagrande nunca escondeu o reconhecimento pelo trabalho do ex-ministro. Recentemente, conversou com Mandetta sobre a necessidade de mais respiradores para o Espírito Santo. Garantir esses equipamentos agora é difícil. Mas só de ouvir os estados e mostrar solidariedade, já é um sinal de apoio. Diante a conturbada relação de Bolsonaro com boa parte dos chefes dos executivos estaduais na condução da pandemia, o ministro se destacou. Com bom senso e articulação em meio ao caos, agradou a muitos. Esse foi o grande problema!

Orçamento de Guerra

O senado federal aprovou a PEC do Orçamento de Guerra em primeiro turno. O objetivo da proposta é separar do orçamento-geral da União dos gastos emergenciais para conter os danos causados pela covid-19 no Brasil. O texto dispensa algumas amarras fiscais para garantir mais agilidade e flexibilidade ao governo federal na adoção de medidas para combater a pandemia.

Indicação

O deputado estadual Hércules Silveira (MDB) fez uma indicação ao governador Casagrande para a construção de um hospital de campanha no Pavilhão de Carapina, na Serra. “Como médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa entendo ser meu dever alertar acerca da gravidade da situação e da necessidade de aliviarmos o trabalho dos hospitais públicos, filantrópicos e privados neste momento”.

Covid 19

O vereador da Serra, Guto Lorenzoni (PP), foi diagnosticado com o Novo Coronavírus. O resultado do exame saiu na última terça-feira. O parlamentar está em isolamento domiciliar e passa bem.

Isenção

Famílias de baixa renda do Estado ficarão isentas da cobrança do ICMS na conta de energia. A iniciativa do governo estadual segue os critérios da  medida provisória do presidente Bolsonaro para isentar consumidores de pagar energia elétrica: estar inscrito na tarifa social e gastar até 220 KWh.