Lideranças opinam sobre o adiamento das eleições

O ministro do STF Luís Roberto Barroso – que vai assumir o TSE – disse considerar prematuro o debate sobre cancelar a eleição municipal por causa da crise do Coronavírus, mas reconheceu a possibilidade de adiamento para dezembro.

PSD

O presidente estadual do PSD e pré-candidato à prefeitura de Vila Velha, Neucimar Fraga, acredita que as eleições devem passar para novembro ou dezembro caso a pandemia não seja controlada até setembro. Se for, defende a campanha digital. “(…) com campanha pela internet, santinhos eletrônicos, propostas vias redes sociais. Seria até uma forma de testarmos esse modelo no Brasil e, quem sabe, até baratear o custo da campanha. No dia da eleição o eleitor sairia pra votar, porque acredito que até outubro nós tenhamos passado o pior da fase que estamos vivendo”.

Patriota

O presidente do Patriota, Rafael Favatto, e pré-candidato à prefeitura de Vila Velha, diz considerar muito cedo para uma decisão. “Tem que ver o desenrolar da pandemia, capacidade de atendimento. A certeza que eu tenho é que o momento é de priorizar a saúde e a recuperação da população”.

PT e PSDB

A líder estadual do PT e pré-candidata para a prefeitura de Vitória, Jackeline Rocha, pontuou que a ministra Rosa Weber, há algumas semanas, decidiu  manter o calendário eleitoral. “Partidariamente é nisso que temos que nos apegar. Temos acompanhado a agenda do TRE, mas é lógico que não podemos desconsiderar que estamos no meio de uma pandemia”. O vice-presidente do PSDB no Estado, Oziel Andrade, também reforçou que é preciso esperar um pouco mais. “Dentro do PSDB ainda não foi discutido esse assunto”.

PSB e PSL

O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, acredita que o prazo das eleições deve ser mantido. Já o presidente do PSL, deputado Coronel Alexandre Quintino, disse que não dá, por enquanto, para fazer qualquer previsão. “Mas torço para que se prorrogue esse prazo”, opinou.

Adversário

Com eleição em outubro ou não, para o pré-candidato à prefeitura da Serra, Vandinho Leite (PSDB), o jogo já começou. O deputado estadual não tem poupado Amaro Neto nas redes sociais desde que o parlamentar do Republicanos transferiu o domicílio eleitoral para a Serra, sinalizando que vai ser pré-candidato na cidade.

 Pré-candidato

Parece que o vereador de Colatina, Renan Bragatto(PSB), fez as pazes com Paulo Foletto (PSB). Bragatto quase deixou o partido após ver a pré-candidatura para a prefeitura de Colatina pelo partido ameaçada. Foletto, que é secretário de Agricultura do governo do Estado – e manifestava apoio a Bragatto – sinalizou interesse em disputar o pleito. Por fim, o vereador ficou no PSB para seguir com as pretensões.

No PSDB

Luiz Paulo Vellozo Lucas está de volta ao PSDB. O ex-prefeito prefere não comentar a filiação e uma possível pré-candidatura à prefeitura da capital, mas, informações de bastidores dão conta que Luiz Paulo não descarta a possibilidade, e vem conversando com aliados nesse sentido.

Sessão

Nesta segunda-feira os deputados da Ales se reúnem por videoconferência, à 8 horas da manhã, para a votação de 5 projetos encaminhados pelo governo do Estado.