PDT E PSD definem aliança para as eleições

O PDT de Vidigal na Serra pode apoiar o PSD de Neucimar em Vila Velha nas eleições municipais. E vice-versa. Lideranças do PSD informaram à coluna que os partidos firmaram no plano estadual uma aliança para as eleições municipais. “Essa aliança, que não exclui a participação de outros partidos, objetiva o apoio mútuo inicialmente nos municípios de Serra e Vila Velha, podendo se reproduzir em outros municípios de acordo com a realidade local”, adiantou um integrante do partido.

Pé no freio

“As conversas existem. Mas ainda não há nada formalizado”, confirmou liderança pedetista em Vila Velha. Há algumas semanas o PSD anunciava o goleiro mão como pré-candidato no município da Serra. Mas, ele seguiu para o Solidariedade. Por outro lado, o PDT ganhou um pré-candidato no município canela-verde: o jornalista Ferreira Neto.

Ministro no Senado

O ministro da Saúde, Nelson Teich, foi convidado para participar da sessão remota do Senado, nesta quarta-feira. Por se tratar de convite e não de convocação, o ministro não é obrigado a participar. De acordo com o requerimento apresentado pela senadora Rose de Freitas (Podemos) aprovado em votação simbólica na última segunda-feira, Teich terá de esclarecer quais ações serão providenciadas pela pasta para socorrer os estados, o Distrito Federal e os municípios no combate à pandemia. 

Ales 

As sessões da Ales seguem de forma virtual. A próxima está marcada para esta quinta-feira. O presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), informou que a partir da semana que vem os encontros voltam a ocorrer segunda e terça, às 15 horas, e quarta-feira, às 9 da manhã. Sempre online!

Ales II

O diretor-geral da Assembleia, Roberto Carneiro, está com a covid-19. Ele segue se recuperando em isolamento domiciliar. Roberto é presidente do partido Republicanos no Estado, legenda de Erick Musso e Lorenzo Pazolini, que também contraíram a doença.

Qualidade do ar 

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) fez um alerta sobre a influencia da qualidade ruim do ar na Grande Vitória na agressividade do novo coronavírus. A pneumologista Jéssica Polese afirmou que não há pesquisa científica que comprove a informação, mas declarou que “essa é uma inferência óbvia”. “Onde há altos índices de poluição atmosférica existem mais doenças respiratórias. E a doença respiratória é um fator de risco para o indivíduo que tem a Covid-19. Então, podemos inferir que isso influencia sim”, explicou a especialista.

Colapso da saúde

“É preciso que a gente reconheça que nós não temos uma preparação definitiva”, disse o governador na noite de ontem, ao reconhecer que o sistema de saúde capixaba pode colapsar diante o aumento do número de casos da covid-19 e um possível cenário de falta de leitos e respiradores.