Câmara da Serra realiza sessão presencial

Câmara da Serra

O encontro presencial realizado nesta quarta-feira foi incompatível com a situação atual de pandemia e das recomendações de distanciamento social. Sem contar que outras Câmaras já vêm fazendo sessões virtuais há um tempo. De acordo com a assessoria da Casa, durante o encontro não foi deliberado sobre sessões remotas.

Desinfecção

A Câmara da Serra passou por desinfecção após o vereador Guto Lorenzoni (PP) testar positivo para a covid-19. O vereador segue em isolamento domiciliar e disse que não vai participar da sessão desta quarta-feira. O acesso à Casa está restrito a vereadores, servidores e terceirizados imprescindíveis à manutenção de serviços essenciais.

Treinamento

A pedido do presidente da Casa, Rodrigo Caldeira (Rede), a Câmara enviou aos parlamentares um comunicado de treinamento, que seria realizado no último dia 17, para capacitá-los para a sessão remota. Mas, o treinamento foi cancelado, e a sessão presencial convocada.

Agora vai

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre cancelou – sem explicar o porquê – a sessão da última segunda-feira. Com isso, evitou a análise de voto de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro pela participação, no fim de semana, em atos contra o Congresso e o STF, e favoráveis a um novo AI-5 e à intervenção militar. O cancelamento também acabou atrasando a votação da ampliação do auxílio emergencial para mais trabalhadores. Se, desta vez, o presidente seguir o calendário, a votação deve ocorrer hoje.

Inquérito

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, abriu, nessa terça-feira, inquérito para apurar supostos atos antidemocráticos nas manifestações do último fim de semana, em Brasília. O ministro atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, que, sem citar o presidente, justificou que os atos foram cometidos por vários cidadãos, inclusive deputados federais.

Portal das Eleições

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Portal das Eleições reúne os principais temas relacionados a outubro – apesar das incertezas, por enquanto, o pleito segue de pé. O site traz vários serviços online, como a emissão de quitação eleitoral e certidões partidárias; informações para quem quer saber mais sobre o trabalho de mesário voluntário; e uma página sobre o que é fato ou boato em relação à Justiça Eleitoral.

Suspensão

O vereador da capital Mazinho (PSD) entrou com representação para suspender o pregão eletrônico da prefeitura de Vitória para fazer monitoramento e análise de Big Data. “O povo trancado dentro de casa, receoso com o colapso do sistema de saúde pública não suportar a demanda gerada pela pandemia, e a prefeitura de Vitória interessada no que os cidadãos comentam nas redes sociais”, opinou o parlamentar.