Fundos da campanha eleitoral para pandemia

O assunto é tão polêmico que já foi parar na Justiça. Os fundos bilionários para financiar os partidos contribuem para a manutenção da democracia, defendem os políticos. Afinal, o financiamento – também bilionário – das campanhas políticas por parte das empresas caiu por terra com a Reforma Eleitoral.  Mas, este ano, com a pandemia do Novo Coronavírus e as projeções de caos na saúde e economia, as eleições municipais deixaram de ser o centro das atenções em 2020. Alguns representantes do povo ainda não entenderam isso.

Senado Federal

Nessa quarta-feira o Senado recorreu da decisão da Justiça Federal de Brasília que bloqueou o dinheiro do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. A verba foi colocada à disposição do governo federal para o combate à pandemia do novo coronavírus. No recurso, a Advocacia do Senado alega que a destinação do Fundo Eleitoral está sendo discutida no Congresso pelos representantes eleitos pelo povo e que a utilização dos recursos por parte do governo sem prévia autorização ameaça a segurança jurídica.

Senadores capixabas

A senadora Rose de Freitas (Podemos) informou que é favorável à utilização dos fundos. Inclusive, é autora de um projeto na Casa. “Está claro que os recursos previstos para a realização das campanhas eleitorais municipais não devem ser excepcionados da reformulação de prioridades que a expansão da doença impõe”, defendeu.

Pré-candidata

Rosana Fraga anunciou a pré-candidata à prefeitura de Colatina. Rosana é casada com o ex-deputado federal Marcelino Fraga.

Sessão

Durante a primeira sessão remota na Câmara de Vila Velha, nesta quarta-feira, os vereadores aprovaram, por unanimidade, três projetos encaminhados pelo prefeito Max Filho (PSDB). Um deles concede 10% de gratificação aos profissionais efetivos do magistério que estejam na ativa e possuam duas cadeiras de 25 horas na rede. Os outros dois tratam de abertura de Crédito Adicional Especial: um deles no valor de R$ 9,5 milhões em favor do Fundo Municipal de Emergência da Defesa Civil e o outro no valor de R$ 1.630.000,00 para a compra de viaturas e equipamentos de proteção individual para agentes da Guarda Municipal.

Prorrogação

Ainda durante a sessão, o presidente da Câmara, vereador Ivan Carlini (DEM), prorrogou por mais 15 dias o prazo de suspensão parcial das atividades presenciais de vereadores e servidores do Legislativo.

Leitos em Vila Velha

Durante entrevista à rádio Pan News Vitória, nessa quarta-feira, o prefeito Max Filho disse que a expectativa é garantir 100 leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 no município. As unidade de referência para tratamento da doença na cidade são o Hospital dos Ferroviários e o PA da Glória.