Câmara de Vitória aprova redução de assessores

De 15 assessores pra 8. De R$ 37 mil de verba de gabinete para R$ 29 mil. Uma economia de mais de dois milhões por ano. Essas foram as mudanças aprovadas, nessa quarta-feira, pelos vereadores de Vitória. Também foi aprovada emenda que obriga que metade dos assessores tenham nível superior. Enquanto isso, na Ales..

Bate-boca e acusações

A sessão virtual da Assembleia Legislativa dessa quarta-feira rendeu! Teve bate-boca, acusações, e renúncia de cargo da Mesa Diretora. Tudo isso foi durante a votação da urgência do projeto de redução dos salários dos deputados para ajudar no combate à pandemia proposto pelo deputado Luciano Machado (PV). “Esse projeto é covarde, apenas pra fazer demagogia”, disse Enivaldo dos Anjos (PSD) ao cobrar que a proposta contemple os outros Poderes também.

Acusações

Alguns deputados pontuaram que Luciano Machado não dialogou com os colegas de trabalho sobre o projeto e ainda acusaram o parlamentar de vazar conversas de um grupo que os deputados mantêm em um aplicativo. “Vossa excelência teve uma atitude infeliz e desleal com os colegas”, disparou Erick Musso (Republicanos). Luciano negou as acusações e renunciou ao cargo de 1º secretário da Assembleia. “Fui tratado com profundo desrespeito. Não cometi nenhuma atitude desleal”, respondeu o parlamentar. Por fim, o regime de urgência não foi aprovado e o projeto não tem data para ser votado.

Harmonia da Base

Sobrou até para o governador. “Vou repensar essa história de acompanhar a liderança do governo em alguns assuntos porque é a primeira Assembleia em que um membro da bancada do governo atinge a base. Se o governador não tomar posição nós vamos repensar nosso comportamento com relação a essa base”, disparou Enivaldo dos Anjos. Desde a saída de Freitas (PSB), o governo está sem liderança na Casa. Quem tem feito o papel é o vice-líder, Dary Pagung (PSB).

PT na capital

João Coser ou Jackeline Rocha? O pré-candidato do PT na capital segue indefinido. O diretório municipal garante que as discussões caminham para uma decisão em breve.

Finalmente

O projeto de ajuda do governo federal tão aguardado por estados e municípios seguiu para a sanção do presidente Bolsonaro. Os senadores acataram duas mudanças no texto propostas pelos deputados: a que inclui mais categorias entre os servidores que não terão os salários congelados e a que suspende prazos de validade de concursos públicos já homologados.

 Política e futebol

Em tempos de pandemia, o jeito é ir de live. Nesta quinta-feira, o candidato à prefeitura de Vila Velha, Rafael Primo (Rede), bate um papo com Bandeira de Mello (Rede), ex-presidente do Flamengo e pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. Além dos projetos e desafios pós-pandemia, claro que o time rubro-negro não vai ficar de fora da discussão. A conversa vai ser às 7 da noite!