A coluna de hoje traz depoimentos de mães com papel de destaque na política capixaba! Elas falam dos desafios da maternidade no exercício de mandatos e a comemoração do dia delas durante a pandemia!
Rose de Freitas – Senadora
“Não existe sentimento comparado ao de mãe. A mulher já é naturalmente solidária, sensível, dedicada. A maternidade é de longe a consagração de sua realização. Imagine se um governante somasse toda a força e generosidade de uma mãe para cuidar dos interesses de um povo? Este mundo seria muito diferente e não teríamos uma pandemia porque esqueceram de planejar a estrutura de um hospital, de comprar e fabricar respiradores, de investir na ciência. A mulher nasce exercendo todas as suas aptidões e, quando se torna mãe, ela se torna mais forte e corajosa”.
Jaqueline Moraes – Vice-governadora
“Somos, hoje, mulheres imersas em questões que envolvem ser mãe e ser mulher, ser mãe e ser profissional, ser mãe e ser tantas outras coisas também. Se somos mães, e acreditamos no poder da maternidade, temos que cultivarmos, também, a nossa sororidade. Temos que exercer e apoiar as nossas escolhas e as das outras mulheres. Não há nada mais potente do que a dedicação de uma mãe em construir um mundo melhor para que seu filho possa ser feliz”.
Raquel Lessa – Deputada Estadual
“Mãe é amor, porto seguro e muita dedicação. A minha sempre me incentivou, é meu exemplo de fé, determinação e superação. Nesses tempos de pandemia vamos ficar separadas. Cada uma em sua casa. Meus filhos também ficarão em casa com suas esposas, mães maravilhosas. O importante nesse momento é saber do amor que nos une. Que no dia de hoje cada mãe possa se sentir amada. Que Deus possa nos abençoar e reservar dias melhores para todos nós. Feliz Dia das Mães!”.
Neuzinha – Vereadora de Vitória
“Ser mãe na política é difícil, pois sofremos em deixar nossos filhos para ir ao encontro da sociedade. Muitas vezes deixamos de atendê-los para atender a comunidade. E quando não conseguimos resolver eles sofrem por ver nosso desespero e ouvir as cobranças pelo telefone, pela internet ou até na escola. Mas é muito gratificante encontrá-los em casa e saber que nos ensinam a cada dia. É mágico eles nos acompanharem pelas redes sociais e nos apontarem alguns caminhos, pois estamos lidando com uma nova geração. Às mães quero parabenizar pela garra! Mãe palavrinha pequena do tamanho do céu, menor que Deus”.
Janete de Sá – Deputada Estadual
“Danilo e João Vitor. Deus me deu a honra de ser mãe duas vezes e a possibilidade de experimentar o amor de avó pela primeira vez. A chegada do Samuel fez meu coração transbordar de alegria e deixou a minha família ainda mais especial. Nesse domingo vamos estar conectados por chamada de vídeo, ligações e mensagens de áudio, que vão substituir os abraços e beijos que são comuns nesse dia, mas de qualquer maneira vamos aproveitar muito o domingo para reforçar os laços com quem amamos”.
Soraia Manato – Deputada Federal
“Meus filhos são médicos, trabalham em hospitais de São Paulo e estão trabalhando durante a pandemia, por isso não podem ter contato comigo. Tem dois meses que não nos vemos e só temos nos falado por telefone e redes sociais. Antes das eleições já os visitava uma vez por mês, e eles vinham a Vitória também. Continuamos com essa rotina depois que ganhei as eleições. Eu fui eleita deputada federal em uma fase em que eles já estavam adultos. Realmente, tem deputadas com filhos pequenos que sofrem muito com esse distanciamento. Feliz Dia das Mães”.