Com pouco apoio e baixas, ES tenta vencer crise

Que o momento é de crise e incertezas, não há dúvidas. E a situação se torna ainda mais crítica quando o suposto chefe maior dos 27 estados e do Distrito Federal resiste em encarar a seriedade que os fatos impõem. O secretário da Saúde, Nésio Fernandes, disse que se o Brasil colapsar o Estado vai junto. Está difícil remar quase sozinho, mesmo com tanto esforço.

Leitos

No dia 25 de abril o governador anunciou a abertura de 353 leitos até o dia 30 de abril para tratamento exclusivo da Covid-19. Esse número foi atingido e ultrapassado ontem. Agora são 355 leitos. Em relação aos leitos de enfermaria seriam 460 até o final de abril. Por enquanto, segundo o painel da secretaria de Saúde, são 373. Somando UTI e enfermaria, são 81 leitos a menos do anunciado por Casagrande.

Testagem

Há quase 20 dias o secretário de Saúde disse que uma testagem em massa começaria a ser realizada no Estado até o início de maio. O que ainda não aconteceu, mesmo com a chegada de mais 50 mil testes do tipo PCR da China, no início da semana. Já está mais do que evidente que a falta de um discurso unificado tem dificultado o enfrentamento à pandemia, e que o avanço dos esforços do governo estadual esbarra na falta de planejamento, liderança e responsabilidade do governo Bolsonaro.

Votação

Nove deputados federais capixabas votaram a favor do projeto de auxílio do governo federal aos estados e municípios, nessa terça-feira, na Câmara dos Deputados. Apenas Helder Salomão votou contra por discordar da medida que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos até 2022.

Desmatamento

A Justiça deu o prazo de 15 dias para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, explique a anista concedida a desmatadores da Mata Atlântica. A decisão é em ação popular do senador capixaba Fabiano Contarato (Rede) que pede à Justiça Federal do Espírito Santo a anulação do ato administrativo do ministro.

STJ

O ministro Humberto Martins foi eleito nessa terça-feira presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele está no tribunal desde 2006 e também é corregedor nacional de Justiça.

Sugestões

A prefeitura da Serra lançou enquete para que a população escolha o nome oficial do Hospital Materno Infantil, que está em fase final de construção no bairro Colina de Laranjeiras. A população poderá escolher entre quatro nomes de profissionais que fizeram história no Estado e no Brasil: Arnaldo Ferreira, Jolindo Martins, Maria da Glória e Zilda Arns Neumann.